Relatório aponta que 65 voos aconteceram durante o governo de Joe Biden e 44 – incluindo oito em aviões militares – após a posse de Donald Trump
Este conteúdo foi originalmente publicado em EUA realizaram 109 voos de deportação de imigrantes em janeiro; veja países no site CNN Brasil. Internacional, Deportação, Donald Trump, Estados Unidos, EUA, Imigração, imigração ilegal, Imigrantes, Joe Biden CNN Brasil
Os Estados Unidos realizaram ao longo do mês de janeiro 109 voos de deportação de imigrantes, mostram dados compilados das autoridades migratórias obtidos pela CNN.
O número fica abaixo da média registrada ao longo do último semestre e é menor do que o índice visto no mesmo mês em 2024.
O relatório foi produzido por Tom Cartwright, que rastreia os dados do Serviço de Imigração e Controle de Aduanas (ICE, na sigla em inglês) para o grupo ativista “Witness at the Border”.
Veja a lista de voos de deportação por países:
- Guatemala – 31 voos
- Honduras – 24 voos
- México – 14 voos
- Colômbia – 12 voos
- Equador – 9 voos
- El Salvador – 8 voos
- Peru, República Dominicana, Nicarágua, Brasil – 2 voos cada
- Jamaica, Cuba e China – 1 voo cada
Total: 109 voos
O especialista destaca que 65 voos aconteceram ainda durante o governo democrata de Joe Biden e 44 ocorreram após a posse do presidente republicano Donald Trump.
Cartwright também chama atenção ao fato de que, dos 109 voos de deportação, oito aconteceram em cargueiros Boeing C-17 da Força Aérea dos EUA: quatro para a Guatemala, dois para Honduras, um para o Equador e um para o Peru.

Todas as deportações em aeronaves militares no mês de janeiro aconteceram no governo Trump.
O número poderia ter sido maior, mas dois voos que partiram de San Diego, na Califórnia, com destino à Colômbia tiveram que retornar após a recusa do presidente Gustavo Petro em recebê-los, citando preocupações com as condições dos migrantes.
Petro enviou nos dias seguintes três aeronaves presidenciais para trazer os deportados a Bogotá.
O índice de voos de deportação dos EUA registrado em janeiro é 14% menor do que os 127 voos de dezembro. O número também fica 12% abaixo da média do último semestre, que é de 124 voos por mês, e abaixo dos 130 voos registrados em janeiro de 2024.
“A proporção de voos de deportação para a América do Sul foi de 23%, um pouco acima dos 17% em dezembro”, apontou Cartwright.
Este conteúdo foi originalmente publicado em EUA realizaram 109 voos de deportação de imigrantes em janeiro; veja países no site CNN Brasil.