“Estamos tendo conversas diretas com o Irã, e elas já começaram. Vai acontecer no sábado”, disse o presidente americano
Este conteúdo foi originalmente publicado em EUA têm negociações diretas com Irã sobre programa nuclear, anuncia Trump no site CNN Brasil. Internacional, Donald Trump, Estados Unidos, EUA, Irã CNN Brasil
O presidente americano Donald Trump disse, nesta segunda-feira (7), que negociações diretas estão em andamento entre os Estados Unidos e o Irã sobre o programa nuclear de Teerã.
Falando ao lado do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu na Casa Branca, Trump disse que uma “reunião muito grande” vai acontecer no sábado (12).
“Estamos tendo conversas diretas com o Irã e elas começaram. Vai acontecer neste sábado. Temos uma reunião muito grande e veremos o que pode acontecer e acho que todos concordam que fazer um acordo seria preferível a fazer o óbvio”, disse Trump.
“E o óbvio não é algo com o qual eu queira me envolver ou, francamente, com o qual Israel queira se envolver. Se puder evitar, então vamos ver se podemos evitar. Mas está se tornando um território muito perigoso e espero que essas conversas sejam bem-sucedidas, e acho que seria do melhor interesse do Irã se fossem bem-sucedidas. Esperamos que isso aconteça”, acrescentou.
O Irã havia rejeitado anteriormente a oferta de Trump de negociações diretas sobre seu programa nuclear, e se ofereceu, em vez disso, para se envolver em conversas indiretas.
Essa oferta, que Trump enviou ao líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, em março, propôs negociações sobre um novo acordo nuclear, com um ultimato de dois meses para chegar a um acordo, uma fonte familiarizada com o conteúdo da carta disse anteriormente à CNN.
Nesta segunda-feira (7), Trump expressou otimismo de que as negociações seriam bem-sucedidas em convencer o Irã a abandonar seu programa nuclear, que Teerã insiste que tem fins pacíficos.
“Espero que essas conversas sejam bem-sucedidas. E acho que seria do melhor interesse do Irã se elas sejam bem-sucedidas. […] Esperamos que isso aconteça”, disse ele.
O Irã no primeiro mandato de Trump
Durante seu mandato de 2017 a 2021, Trump retirou os EUA de um acordo de 2015 entre o Irã e as potências mundiais que impôs limites rígidos às atividades nucleares disputadas de Teerã em troca de alívio de sanções. Trump também reimpôs sanções abrangentes dos EUA.
Desde então, o Irã ultrapassou em muito os limites do acordo para enriquecimento de urânio.
Potências ocidentais acusam o Irã de ter uma agenda clandestina para desenvolver capacidade de armas nucleares por meio do enriquecimento de urânio a um alto nível de pureza físsil, acima do que eles dizem ser justificável para um programa civil de energia atômica.
Teerã diz que seu programa nuclear é totalmente para fins energéticos civis.
* Com informações de Kevin Liptak, da CNN, e Steve Holland, da Reuters
Este conteúdo foi originalmente publicado em EUA têm negociações diretas com Irã sobre programa nuclear, anuncia Trump no site CNN Brasil.