Autoridade dos EUA afirmou à Reuters que “embora ainda existam opções militares, o foco inicial é usar a pressão econômica” Internacional, Casa Branca, EUA, Petróleo, Venezuela CNN Brasil
A Casa Branca ordenou que as forças militares dos EUA se concentrem quase exclusivamente em fazer cumprir a “quarentena” do petróleo venezuelano por pelo menos os próximos dois meses, disse uma autoridade americana à Reuters nesta quarta-feira (24).
“Embora ainda existam opções militares, o foco inicial é usar a pressão econômica por meio da aplicação de sanções para alcançar o resultado desejado pela Casa Branca”, disse o funcionário do governo.
A declaração pode diminuir a perspectiva imediata de ataques terrestres dos EUA contra a Venezuela, que o presidente Donald Trump afirmou repetidamente que poderiam ocorrer.
A autoridade, que falou sob condição de anonimato, disse que a ordem da Casa Branca era para que as forças americanas se concentrassem quase exclusivamente “na quarentena do petróleo venezuelano por pelo menos os próximos dois meses”.
“Os esforços realizados até agora têm exercido uma enorme pressão sobre [o ditador venezuelano Nicolás] Maduro, e a expectativa é que, até o final de janeiro, a Venezuela enfrentará uma calamidade econômica, a menos que concorde em fazer concessões significativas aos EUA”, disse a fonte.

