No sábado (17), Trump anunciou novas tarifas de 10% sobre oito países europeus até que “um acordo seja alcançado para a compra completa e total da Groenlândia pelos EUA” Macroeconomia, CNN Brasil Money, Donald Trump, Groenlândia, OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Scott Bessent, tarifas Trump, União Europeia CNN Brasil
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou que a Europa “compreenderá” a proposta americana de anexação da Groenlândia como parte de uma ampla defesa contra a crescente influência da China e da Rússia no Ártico.
“Acredito que os europeus entenderão que o melhor resultado para os EUA é manter ou obter o controle da Groenlândia”, disse Bessent neste domingo (18) no programa “Meet the Press” da NBC.
Bessent descreveu a Groenlândia como “essencial” para a segurança nacional norte-americana, destacando a importância da construção de uma defesa antimíssil proposta pelo governo Trump. Ele também apontou que o presidente Donald Trump “está olhando além do próximo ano para o que poderia acontecer em uma batalha no Ártico e que os EUA precisam estar no controle da região”.
“Façam da Groenlândia parte dos Estados Unidos. E não haverá conflito, porque os Estados Unidos, neste momento, é o país mais influente do mundo, o país mais forte do mundo. Os europeus projetam fraqueza; os EUA projetam força”, declarou Bessent.
No sábado (17), Trump anunciou novas tarifas de 10% sobre oito países europeus — Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Holanda, Noruega, Suécia e Reino Unido — até que “um acordo seja alcançado para a compra completa e total da Groenlândia pelos EUA”.
“Os líderes europeus vão mudar de ideia e entenderão que precisam estar sob a proteção de segurança dos EUA”, respondeu Bessent ao ser questionado sobre se a Groenlândia ou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) são mais importantes para a segurança nacional dos EUA.
Entenda por que Trump quer o território da Groenlândia para os EUA

