II Cúpula Parlamentar de Mudança Climática ocorreria no plenário da Casa; senadores ocuparam espaço em protesto por medidas do STF contra ex-presidente Jair Bolsonaro Política, -agencia-cnn-, COP30, Senado CNN Brasil
A II Cúpula Parlamentar de Mudança Climática da COP 30, marcada para a manhã desta quarta-feira (6), teve a localização alterada devido às manifestações de parlamentares da oposição no Congresso Nacional.
A sessão solene para abertura do evento estava marcada para ocorrer no plenário do Senado, mas foi remarcada esta manhã para o Interlegis (Instituto Legislativo Brasileiro) – localizado em um dos blocos externos do Senado – devido à ocupação dos senadores da oposição, na última terça-feira (5).
Segundo apurou a CNN, a organização do evento aguardou até a manhã desta quarta-feira (6) para confirmar a mudança de local.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), estava previsto para participar da solenidade, mas não compareceu. De acordo com o senador Jaques Wagner (PT-BA), convidado para presidir a mesa no lugar de Alcolumbre, o chefe da Casa não pode ir “devido aos acontecimentos recentes”.
Parlamentares da oposição protestam contra medidas do STF (Supremo Tribunal Federal) impostas a Jair Bolsonaro (PL). Na segunda (4), o ex-presidente passou a cumprir prisão domiciliar após ter descumprido medidas cautelares.
Com isso, deputados e senadores alinhados ao dirigente político prometem obstruir a pauta do Legislativo até que os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), pautem a votação de três matérias:
- o impeachment de Alexandre de Moraes, do STF
- a anistia “ampla, geral e irrestrita” dos envolvidos nos atos criminosos de 8 de janeiro de 2023; e
- a PEC (proposta de Emenda à Constituição) que extingue o foro privilegiado.
A CNN entrou em contato com o Senado para se manifestar sobre a mudança de local do evento. Não houve retorno até a publicação desta reportagem.
Sob supervisão de Mayara da Paz

