Grupos de Edinho Silva e Gleisi Hoffmann tem um embate no processo eleitoral interno
Este conteúdo foi originalmente publicado em Eventos paralelos expõem racha do PT na disputa pela presidência do partido no site CNN Brasil. Política, Edinho Silva, Gleisi Hoffmann, PT (Partido dos Trabalhadores) CNN Brasil
Em meio à disputa para sucessão no partido, o deputado Reginaldo Lopes (MG) fará um jantar, nesta quarta-feira (19), para receber parlamentares do PT e o pré-candidato à presidência do partido, Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara (SP).
O processo eleitoral interno do PT é marcado por um racha entre os grupos de Edinho e da deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), atual presidente.
O jantar com Edinho, por exemplo, já precisou ser remarcado. A primeira vez que houve o convite para o encontro, integrantes da bancada na Câmara discutiram por um grupo de mensagens.
Apoiadores de Gleisi disseram que a reunião era um desrespeito com a parlamentar.
Integrantes da atual gestão da sigla defendem que Gleisi deve comandar o processo de sucessão na legenda e consideram que Edinho foi “apressado” na disputa interna.
O ex-prefeito de Araraquara tem viajado o país ao lado de lideranças petistas, como ex-ministro José Dirceu. Edinho é o candidato com preferência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Já Gleisi sustenta que o próximo a ocupar o posto máximo do partido deve ser da região Nordeste. Entre os indicados da atual presidente está o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).
Diante do embate, as presenças em eventos sociais são disputadas.
Nesta terça-feira (18), Guimarães fez uma festa de aniversário em Brasília e recebeu correligionários. Entre os presentes estavam Gleisi, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e os ministros do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Ainda nesta semana, o PT decidiu as regras para o pleito interno que serão em julho. Houve mudanças nas medidas que impediam mais de três mandatos nos diretórios.
A reunião para a definição do processo interno causou embates no diretório nacional com ameaça de judicialização das novas regras.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Eventos paralelos expõem racha do PT na disputa pela presidência do partido no site CNN Brasil.