Dirigente conquistou a Copa Libertadores e o Mundial, ambos em 2012, na direção do clube paulista Futebol Internacional, -itatiaia-esportes-, CNN Esportes, Futebol internacional, Nottingham Forest, Premier League CNN Brasil
O Nottingham Forest anunciou, nesta segunda-feira (7), a contratação de Edu Gaspar, ex-Corinthians, para o cargo de diretor global de futebol. O dirigente chega ao clube inglês para supervisionar as operações do clube, como contratações, análise de desempenho e desenvolvimento de atletas.
O brasileiro deixou o Arsenal, onde tinha a mesma função, em 2024. Edu não conquistou nenhum título pelo clube londrino.
No anúncio de chegada de Edu Gaspar, o Nottingham exaltou a carreira do dirigente e destacou o modo de trabalho do brasileiro.
“Edu traz consigo uma vasta experiência no futebol global, tanto como ex-jogador de elite quanto como executivo altamente respeitado. Desde sua transição para a gestão do futebol em 2011, Edu ocupou cargos de liderança no Corinthians, na Seleção Brasileira e, mais recentemente, no Arsenal, onde foi amplamente aclamado por sua abordagem inovadora e estratégica às operações do futebol moderno”, diz parte do comunicado divulgado pelo Nottingham Forest, nesta segunda-feira (7).
‘Entusiasmado com novo capítulo’
Edu Gaspar se disse entusiasmado com novo capítulo na carreira. Adiante, o brasileiro fez uma projeção sobre seu futuro no clube inglês.
“Estou realmente entusiasmado com este novo capítulo e honrado pela confiança depositada em mim. Este projeto se conecta profundamente com meus valores de inovação e planejamento de longo prazo. Estou ansioso para construir um modelo global de futebol competitivo, sustentável e alinhado com a ambição do nosso presidente”, disse Edu Gaspar.
O presidente do Nottingham, Evangelos Marinakis, comentou a chegada do dirigente e exaltou “a mentalidade vencedora” de Edu.
“Estamos extremamente felizes em receber Edu em nossa família do futebol. Sua experiência global, valores e mentalidade vencedora se alinham perfeitamente com nosso objetivo de fortalecer e expandir nossa plataforma futebolística internacional”, afirmou Marinakis.
Carreira como dirigente
Edu Gaspar começou a sua trajetória como dirigente de futebol em 2011, no Corinthians. Pelo clube paulista, o ex-jogador fez parte das conquistas da Copa Libertadores e do Mundial de Clubes, em 2012. Edu também conquistou um Campeonato Paulista e uma Recopa Sul-Americana, ambas em 2013, e um Campeonato Brasileiro, em 2015.
Em 2016, se tornou coordenador técnico de seleções na CBF. Na Seleção Brasileira, conquistou a Copa América, em 2019.
Também em 2019, foi contratado pelo Arsenal. Inicialmente, Edu exerceu a função de diretor técnico, até ser promovido ao cargo de diretor de futebol do clube.
Ancelotti revela o que pediu a Neymar em conversa sobre Copa do Mundo