Ex-lateral fez anúncio oficial durante participação no programa “Seleção SporTV” Futebol, CNN Esportes, Flamengo, Futebol brasileiro, Rafinha, São Paulo (time) CNN Brasil
O lateral-direito Rafinha anunciou oficialmente, nesta segunda-feira (21), a aposentadoria dos gramados aos 39 anos. O comunicado foi feito durante participação ao vivo no programa “Seleção SporTV”, onde o ex-jogador revelou que encerrará sua trajetória como atleta profissional para assumir integralmente a função como comentarista dos canais Globo.
“Hoje eu anuncio oficialmente o fim da minha carreira como jogador de futebol profissional. Um momento muito especial na minha vida”, declarou, emocionado.
Sem clube desde março deste ano, quando rescindiu contrato com o Coritiba, que o revelou para o futebol, Rafinha colocou ponto final em uma carreira marcada por títulos expressivos no Brasil, na Europa e pela Seleção Brasileira. O lateral também passou por Flamengo, São Paulo e Grêmio no futebol brasileiro, além de Bayern de Munique, Schalke 04, Genoa e Olympiacos.
Após a saída do Coxa, ele já vinha participando de transmissões esportivas, incluindo jogos da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes, e agora seguirá de forma definitiva nos estúdios.
Trajetória vitoriosa de Rafinha
Natural de Londrina, no Paraná, Rafinha iniciou a carreira no Coritiba e, ainda jovem, se transferiu para o futebol europeu. O jogador defendeu o Schalke 04 por cinco temporadas e teve passagem pelo Genoa antes de construir uma história vitoriosa no Bayern de Munique.
No clube alemão, entre 2011 e 2019, o lateral conquistou sete títulos da Bundesliga, quatro da Copa da Alemanha, quatro da Supercopa da Alemanha, um da Supercopa da UEFA, um da Liga dos Campeões (na temporada 2012-2013) e um do Mundial de Clubes.
De volta ao Brasil, Rafinha teve papel importante no Flamengo campeão da Libertadores de 2019 e dos Brasileirões de 2019 e 2020. No Rubro-Negro, também venceu o Carioca, a Recopa e a Supercopa do Brasil.
Em passagem posterior pelo Grêmio, o lateral levantou o troféu Campeonato Gaúcho de 2021. Já no São Paulo, venceu a Copa do Brasil de 2023 e a Supercopa do Brasil de 2024. “Realizei todos os meus sonhos no futebol. Claro que a vida continua, mas não vou mais entrar em estádio, levar essa vida que sempre levei, que vivi dentro do vestiário. Tudo tem um começo e um fim”, disse o agora ex-atleta.