O jogador de 37 anos publicou um comunicado nas suas redes sociais Futebol Internacional CNN Brasil
O mexicano Javier “Chicharito” Hernández, que passou por equipes como Manchester United e Real Madrid, usou sua conta do Instagram para pedir desculpas pelos comentários machistas que fez em um vídeo publicado no TikTok.
“Agradeço de coração a todos que me apoiaram e a quem me exige ser uma pessoa melhor. Lamento profundamente qualquer confusão ou mal-estar que minhas palavras recentes causaram: nunca foi minha intenção limitar, ferir nem dividir”, falou o jogador de 37 anos, que atualmente joga pelo Chivas Guadalajara.
Na manhã desta quinta-feira (24), Chicharito foi punido pela Comissão de Gênero e Diversidade da Federação Mexicana de Futebol. Ele recebeu uma multa, uma advertência formal e terá sua conduta monitorada. Além disso, a entidade afirmou que medidas mais severas poderão ser adotadas em caso de reincidência.
“Como pai, homem e membro desta comunidade, minha prioridade é agir com respeito, humildade e responsabilidade. Estou ouvindo, refletindo e comprometido a me expressar com melhor clareza e sensibilidade, especialmente em temas tão delicados”, acrescentou o mexicano em comunicado.
No vídeo em questão, Chicharito Hernández defendeu que mulheres deveriam se restringir a papéis “tradicionais” associados ao lar e à família. “As mulheres hoje em dia estão falhando. Elas estão erradicando a masculinidade e tornando a sociedade mais sensível do que nunca. Abracem sua energia feminina, cuidando, nutrindo, criando filhos, limpando e mantendo a casa”, disse o atleta.
“O lar é o lugar mais importante para um homem. Não tenham medo de ser mulheres, de se deixarem guiar por um homem que só quer vê-las felizes, porque não conhecemos o céu sem vocês. (…) Muitos de nós estamos aqui querendo amar, cuidar, respeitá-las e sustentá-las. Mas vocês, mulheres, precisam aprender a honrar a masculinidade”, completou.
Formado nas categorias de base do Chivas, Chicharito atuou durante quase 10 anos no futebol europeu, passando por Real Madrid, Manchester United, Bayer Leverkusen, Sevilla e West Ham. Presente em três Copas do Mundo com a Seleção Mexicana, ele é o maior artilheiro do seu país com 52 gols.