By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Ex-ministros da Justiça repudiam decisões de Trump: ‘Afronta inadmissível’
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Ex-ministros da Justiça repudiam decisões de Trump: ‘Afronta inadmissível’
outros

Ex-ministros da Justiça repudiam decisões de Trump: ‘Afronta inadmissível’

Última atualização: 21 de julho de 2025 18:38
Published 21 de julho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Nove ex-ministros da Justiça e da Segurança Pública divulgaram uma carta nesta segunda-feira (21/7) na qual manifestaram repúdio às decisões tomadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nas últimas semanas. Para eles, as medidas anunciadas pelo governo dos EUA são “uma afronta inadmissível à nossa soberania, bem fruto do transtorno delirante do atual governo norte-americano”.

Contents
Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTALeia a íntegra da carta

Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA

Os ex-ministros que atuaram em diferentes governos (FHC, Dilma, Lula e Temer) prestaram solidariedade aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que tiveram os vistos para os EUA revogados e classificaram os posicionamentos de Trump como “intervenções abusivas”.

Para o governo de Trump, há uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que precisa se encerrar “imediatamente”. Com isso, pede o fim do julgamento de Bolsonaro no Supremo, no qual ele é réu por tentativa de golpe de Estado.

“Se não bastasse a intromissão em julgamento, no qual se assegura a ampla defesa e o contraditório, o governo norte-americano promoveu perseguição a oito ministros do STF, cassando seus vistos, cassação extensiva aos seus parentes”, diz trecho do documento.

Os ex-ministros afirmam ainda que os EUA haviam, nos últimos anos, diminuído a postura de superioridade em relação ao restante do mundo. Essa prepotência, segundo eles, retorna de forma acentuada com o novo mandato de Trump e ameaça a paz, a convivência internacional, o multilateralismo e o apoio a populações vulneráveis.

Assinam a carta Milton Seligman, José Carlos Dias, Miguel Reale Júnior e Nelson Jobim, que foram ministros no governo de Fernando Henrique Cardoso; Tarso Genro, da equipe do segundo mandato de Lula; Eugênio Aragão e José Eduardo Cardozo, da gestão de Dilma Rousseff; e os ex-ministros do governo Michel Temer Torquato Jardim e Raul Jungmann.

Desde 9 de julho, o governo Trump vem anunciando medidas contra o Brasil. Primeiro, foi anunciada a imposição de tarifa de 50% aos produtos brasileiros exportados aos EUA e, na última sexta-feira (18/7), foi anunciada a revogação de vistos americanos do ministro Alexandre de Moraes, do STF, e de “seus aliados”.

Em suas manifestações, Trump tem condicionado as medidas ao julgamento de Bolsonaro. “O jeito que o Brasil tratou o ex-presidente Bolsonaro, um Líder Altamente Respeitado em todo mundo, incluindo os Estados Unidos, durante seu mandato, é uma desgraça internacional. Esse julgamento não deveria ocorrer. É uma caça às bruxas que precisa acabar IMEDIATAMENTE”, escreveu Trump, ao anunciar a tarifa de 50%.

Leia a íntegra da carta

“O Governo dos Estados Unidos da América e seu presidente, autoritariamente, se arvoraram em apreciar o trabalho jurisdicional de nossa Corte Suprema, o STF, chegando a considerar que Ação Penal, relativa a crimes contra o Estado Democrático de Direito, constituiria uma “caça às bruxas”.

Seria apenas risível esta pretensão de Trump e dos Estados Unidos da América de interferir no julgamento, submetido ao devido processo legal, sendo réus agentes políticos e um ex-presidente, que agiram contra a democracia, se não se revelasse uma afronta inadmissível à nossa soberania, bem fruto do transtorno delirante do atual governo norte-americano.

Se não bastasse a intromissão em julgamento, no qual se assegura a ampla defesa e o contraditório, o governo norte-americano promoveu perseguição a oito ministros do STF, cassando seus vistos, cassação extensiva aos seus parentes.

Há alguns anos, os Estados Unidos da América haviam diminuído a arrogância de se colocarem como superiores a todos os demais países. Esta prepotência retorna, acentuadamente, no novo mandato do presidente Trump e ameaça a paz, a convivência entre países, o multilateralismo e a efetividade do auxílio às populações vulneráveis ao redor do mundo.

Manifestamos, então, na condição de ex-ministros da Justiça, nosso repúdio a esta intervenção abusiva e nossa solidariedade ao STF e aos seus ministros, vítimas de indevida coação que visa a constrangê-los na sua liberdade de decisão e a retaliar a coragem e a independência de contrariar interesses de grandes empresas norte-americanas.

 Em defesa da soberania do Brasil, apresentamos nossa profunda solidariedade ao STF e aos seus membros.”

Assinam:
Eugênio Aragão
José Carlos Dias
José Eduardo Cardozo
Miguel Reale Júnior
Milton Seligman
Nelson Jobim
Raul Jungmann
Tarso Genro
Torquato Jardim

 

You Might Also Like

CNC questiona no Supremo tributação de lucros e dividendos em nova lei do IR

Mega da Virada: Ninguém nunca ganhou prêmio sozinho; veja maiores valores 

Um futuro menos desigual para o Brasil

ADI 7862: sobre o desafio de dar nome às coisas no setor de gás natural

Dortmund x Mönchengladbach: horário e onde assistir ao jogo da Bundesliga 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Quem é Davi Alcolumbre, apoiado por Pacheco para ser presidente do Senado 

9 de janeiro de 2025
Quina de São João: veja os números que nunca foram sorteados 
Jesuíta Barbosa e noivo de Manu Gavassi protagonizam beijão e surpreendem; confira
Após presença no GP de São Paulo, Vettel diz estar aberto a cargo na F1 
Em 2026, Coritiba aposta em reforços, quitar dívidas e ir a Sul-Americana 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?