Nigeriano foi o primeiro presidente a destituir um governo por meio das urnas e conquistou seguidores com discurso contra a corrupção Internacional, Buhari, Muhammadu Buhari, Nigéria CNN Brasil
O ex-presidente da Nigéria Muhammadu Buhari, 82, que liderou o país mais populoso da África de 2015 a 2023, morreu em Londres no domingo (13).
“O presidente Buhari morreu hoje em Londres por volta das 16h30 (15h30 GMT), após uma doença prolongada”, disse o porta-voz do presidente Bola Tinubu em uma publicação no X.
Buhari foi o primeiro presidente nigeriano a destituir um governo por meio das urnas. Inicialmente, ele liderou o país como um governante militar após um golpe na década de 1980, mas conquistou seguidores por seu estilo de política de condenação anticorrupção.
Democrata “convertido”
Buhari derrotou Goodluck Jonathan em 2015, na eleição que foi considerada a mais justa da Nigéria até então.
Na época, a violência, que antes se limitava ao nordeste, se espalhou. Isso deixou áreas da Nigéria fora do controle e forças de segurança sobrecarregadas, enquanto separatistas armados e gangues se revoltavam contra o governo.
Ele se referiu a si mesmo como um “democrata convertido” e trocou seu uniforme militar por gorros de oração.
“Eu pertenço a todos e não pertenço a ninguém”, era um refrão constante que Buhari dizia a apoiadores e críticos.
Grande parte de seu discurso consistia no apelo anticorrupção, que era um pilar central de sua agenda como governante militar e enquanto civil. Ele afirmou que a corrupção endêmica na cultura política da Nigéria estava atrasando o progresso das pessoas.
Vivência no exército
Nascido em 17 de dezembro de 1942, em Daura, no noroeste da Nigéria, Buhari alistou-se no exército aos 19 anos. Ele chegaria ao posto de major-general.
Buhari assumiu o poder em 1983 como governante militar, prometendo revitalizar um país mal administrado. O líder adotou uma política linha dura em tudo, desde as condições exigidas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) até a indisciplina nas filas de ônibus.
Em 1984, seu governo tentou sequestrar um ex-ministro e crítico ferrenho que vivia na Grã-Bretanha. A trama fracassou quando funcionários do aeroporto de Londres abriram a caixa contendo o político sequestrado.
No entanto, seu primeiro mandato no poder durou pouco. Ele foi destituído após apenas 18 meses por outro oficial militar, Ibrahim Babangida.
Buhari passou grande parte dos 30 anos seguintes em partidos políticos marginais e tentando concorrer à presidência até sua eventual vitória sobre Jonathan em 2015.
Recessão econômica
O líder nigeriano rapidamente decepcionou após sua vitória em 2015. Ele levou seis meses para nomear seu gabinete.
Durante esse período, a economia dependente do petróleo foi prejudicada pelos baixos preços do petróleo bruto, levando as pessoas a chamá-lo de “Baba Go Slow” (Vá Devagar, Baba).
Sua segunda vitória em 2019 ocorreu apesar de seu primeiro mandato ter sido marcado pela primeira recessão da Nigéria em uma geração, ataques militantes a campos de petróleo e repetidas internações hospitalares.