Declaração de Dmitry Medvedev acontece após o presidente dos EUA dizer que vai reduzir o tempo para Putin concordar com cessar-fogo com a Ucrânia Internacional, Dmitry Medvedev, Donald Trump, Estados Unidos, Rússia, Rússia x Ucrânia, Ucrânia, Vladimir Putin CNN Brasil
O ex-presidente russo Dmitry Medvedev disse nesta segunda-feira (28) que cada novo ultimato dado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, a Moscou é um “passo rumo à guerra” — não entre Rússia e Ucrânia, mas “com o próprio país dele”.
“Trump está brincando de jogo de ultimatos com a Rússia: 50 dias ou 10”, escreveu Medvedev, aliado do presidente russo Vladimir Putin, em uma postagem no X.
Trump’s playing the ultimatum game with Russia: 50 days or 10… He should remember 2 things:
1. Russia isn’t Israel or even Iran.
2. Each new ultimatum is a threat and a step towards war. Not between Russia and Ukraine, but with his own country. Don’t go down the Sleepy Joe road!
— Dmitry Medvedev (@MedvedevRussiaE) July 28, 2025
Mais cedo, na segunda-feira, Trump anunciou que estava reduzindo o prazo de 50 dias que havia dado anteriormente a Putin para fechar um acordo de paz com a Ucrânia para “10 ou 12 dias”, dizendo estar “decepcionado” com o líder russo.
Medvedev acrescentou em sua publicação que Trump deveria lembrar de duas coisas: primeiro, que a Rússia “não é Israel nem mesmo o Irã”; e segundo, que “cada novo ultimato é uma ameaça e um passo rumo à guerra. Não entre Rússia e Ucrânia, mas com o próprio país dele”.