By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Exame pode prever quanto tempo durará imunidade à vacina, mostra estudo 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Exame pode prever quanto tempo durará imunidade à vacina, mostra estudo 
outros

Exame pode prever quanto tempo durará imunidade à vacina, mostra estudo 

Última atualização: 2 de janeiro de 2025 13:00
Published 2 de janeiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Descobertas podem ajudar a comunidade científica a desenvolver vacinas mais eficazes e que levam a respostas imunológicas mais duradouras
Este conteúdo foi originalmente publicado em Exame pode prever quanto tempo durará imunidade à vacina, mostra estudo no site CNN Brasil.  Saúde, Sangue, Sistema Imunológico, Vacina, Vacinação CNN Brasil

Contents
Leia MaisVírus da gripe aviária sofreu mutações no 1º caso humano grave dos EUA, diz CDC“Fake news prejudicaram cobertura vacinal”, diz presidente da AnvisaRússia anuncia duas vacinas contra o câncer para distribuição gratuíta em 2025Descobertas podem levar a respostas imunológicas mais duráveis

Algumas vacinas são capazes de fornecer imunidade contra uma doença por toda ou pela maior parte da vida. No entanto, outras precisam ser reaplicadas periodicamente, como a vacina contra a gripe. Diante disso, pesquisadores da Stanford Medicine, na Califórnia, Estados Unidos, decidiram estudar o que faz um imunizante durar mais do que outro e como prever quanto tempo essa proteção irá se estender.

O estudo, publicado no periódico científico Nature Immunology nesta quinta-feira (2), mostrou que a variação na durabilidade da vacina pode, em parte, ser atribuída a um tipo de célula do sangue chamada megacariócito que está envolvido na coagulação sanguínea.

Leia Mais

  • Vírus da gripe aviária sofreu mutações no 1º caso humano grave dos EUA, diz CDC

    Vírus da gripe aviária sofreu mutações no 1º caso humano grave dos EUA, diz CDC

  • "Fake news prejudicaram cobertura vacinal", diz presidente da Anvisa

    “Fake news prejudicaram cobertura vacinal”, diz presidente da Anvisa

  • Rússia anuncia duas vacinas contra o câncer para distribuição gratuíta em 2025

    Rússia anuncia duas vacinas contra o câncer para distribuição gratuíta em 2025

“A questão de por que algumas vacinas induzem imunidade durável enquanto outras não têm sido um dos grandes mistérios na ciência das vacinas”, afirma Bali Pulendran, professor de microbiologia e imunologia, em comunicado à imprensa.

“Nosso estudo define uma assinatura molecular no sangue, induzida dentro de alguns dias da vacinação, que prevê a durabilidade das respostas da vacina e fornece insights sobre os mecanismos fundamentais subjacentes à durabilidade da vacina”, completa.

Para realizar o estudo, os pesquisadores analisaram, inicialmente, uma vacina experimental contra a gripe aviária (H5N1) administrada com um adjuvante — uma mistura química que aumenta a resposta imune a um antígeno, porém, sem induzir uma resposta imunológica por si só.

Os cientistas acompanharam 50 voluntários saudáveis que receberam duas doses da vacina contra a gripe aviária com o adjuvante ou duas doses sem o adjuvante. Em seguida, eles coletaram amostras de sangue de cada voluntário em diferentes momentos ao longo dos primeiros 100 dias após a vacinação.

A partir dessa amostra de sangue, os pesquisadores realizaram análises aprofundadas dos genes, proteínas e anticorpos em cada amostra. Depois, eles usaram um programa de aprendizado de máquina para avaliar e encontrar padrões no conjunto de dados resultantes.

O programa identificou uma assinatura molecular no sangue nos dias seguintes à vacinação que foi associada à força da resposta de anticorpos de uma pessoa meses depois. Essa assinatura foi refletida principalmente em pequenos pedaços de RNA dentro das plaquetas, pequenas células que foram coágulos no sangue e são importantes para estancar sangramentos.

As plaquetas são derivadas de megacariócitos, células encontradas na medula óssea. As plaquetas, quando se desprendem dos megacariócitos e entram na corrente sanguínea, geralmente levam pequenos pedaços de RNA dos megacariócitos com elas. Embora os pesquisadores não consigam rastrear facilmente a atividade desse tipo de célula, as plaquetas que carregam RNA dos megacariócitos agem como “intermediários”.

“O que aprendemos foi que as plaquetas são um indicador do que está acontecendo com os megacariócitos na medula óssea”, explica Pulendran.

Descobertas podem levar a respostas imunológicas mais duráveis

O próximo passo dos pesquisadores é conduzir estudos que investiguem por que algumas vacinas podem estimular níveis mais altos de ativação de megacariócitos. Essas descobertas podem ajudar a comunidade científica a desenvolver vacinas que ativem os megacariócitos de forma mais eficaz, levando a respostas de anticorpos mais duradouras.

Enquanto isso, os pesquisadores querem desenvolver testes que ajudem a determinar quanto tempo uma vacina durará, a partir da assinatura molecular recém-descoberta. Na visão dos cientistas, isso pode ajudar a acelerar os testes clínicos sobre eficácia e segurança de vacinas, além de poder gerar planos de vacinas personalizados.

“Poderíamos desenvolver um ensaio de PCR simples — um chip de vacina — que mede os níveis de expressão genética no sangue apenas alguns dias após alguém ser vacinado”, explica Pulendran. “Isso poderia nos ajudar a identificar quem pode precisar de um reforço e quando”.

Vacinação baixa entre gestantes eleva risco de doenças graves em bebês

Este conteúdo foi originalmente publicado em Exame pode prever quanto tempo durará imunidade à vacina, mostra estudo no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Novas regras devem dobrar número de estabelecimentos que aceitam VA e VR 

Imagens de drone mostram casa destruída por explosão em SP; veja 

Shutdown: Escritório dos EUA trabalha em novas datas de divulgação de dados 

PMs réus por assassinato de jovem são excluídos de Brigada no RS 

Policial civil é baleado durante cumprimento de mandado em bairro de Salvador

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

União Europeia registra maior área queimada em incêndios florestais em 2025 

26 de agosto de 2025
PCDF diz que “lamenta profundamente” delegado ter atirado em mulheres
À CNN, Samir Xaud diz que instabilidade na CBF já é “página virada” 
Knicks vencem Celtics de virada e abrem 2 a 0 na semifinal do Leste 
Ronaldinho Gaúcho é clicado em restaurante em Salvador; confira
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?