Evento foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo (IBEF-SP) e aconteceu na capital paulista
Este conteúdo foi originalmente publicado em Executivos discutem integração da agenda climática à finança das empresas no site CNN Brasil. Negócios, CNN Brasil Money, Sustentabilidade CNN Brasil
Na cidade de São Paulo, um evento realizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo (IBEF-SP) reuniu especialistas para debater a integração da agenda climática e sustentável às finanças das empresas na manhã desta terça-feira (13).
O primeiro painel do evento, composto exclusivamente por executivas, abordou “por que o clima importa para o CFO”. A mesa inaugural esteve focada em discutir dilemas para o “c-level” ao lidar com integração entre planejamento financeiro e sustentabilidade.
Nesta mesa, Maria Belén Losada, superintendente de Produtos & Global Markets no Itaú BBA, defendeu que o clima já tem impacto real nas finanças das empresas. A executiva disse que é “estratégico” ao CFO, por exemplo, conhecer números sobre as emissões da sua companhia.
“A jornada começa com a mensuração de suas emissões […] É necessário medir a emissão e saber de onde vem. Isso é absolutamente estratégico, precisa ser muito bem feito, precisa ter nas mãos. Isso não é papo de sustentabilidade, o CFO precisa saber quanto custa esta redução adicional [das emissões]”, disse.
“O mercado de carbono não é uma lenda, o governo aprovou uma lei e ela vai acontecer”, completou.
Na sequência, um painel debateu a “gestão de riscos da nova economia”. Nesta discussão, Ana Lia Touso, Sócia de Sustentabilidade e Clima da Deloitte, recomendou que as empresas estabeleçam “prioridades” ao tratar de sustentabilidade e clima. “Ninguém conseguirá atacar todas as frentes”, disse.
“Agora, estamos em um momento em que as empresas precisam priorizar. A empresa precisa entender quais batalhas de sustentabilidade e clima fazem mais sentido. Esta prioridade vai ser a base para ter métricas e estabelecer metas”, disse à executiva na segunda discussão do encontro.
O evento, chamado de “Risco Climático, Compliance e Finanças Sustentáveis”, foi realizado pelo IBEF-SP, com apoio do Itaú BBA e patrocínio da Deloitte.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Executivos discutem integração da agenda climática à finança das empresas no site CNN Brasil.