By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Exercício físico regular ajuda a preservar níveis de vitamina D 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Exercício físico regular ajuda a preservar níveis de vitamina D 
outros

Exercício físico regular ajuda a preservar níveis de vitamina D 

Última atualização: 24 de setembro de 2025 08:40
Published 24 de setembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Treinos cardiovasculares ajudaram a preservar a quantidade do nutriente no corpo, abrindo caminho para uma alternativa natural à suplementação  Saúde, Exercício físico, Vitamina D CNN Brasil

Contents
Leia MaisCreme de ricota, requeijão ou queijo cottage: qual a melhor escolha?Alimentos antioxidantes podem reduzir risco de obesidade, indica estudoÔmega-3 para memória e concentração em estudantes: como usarImportância da vitamina DOutros benefícios

Praticar exercícios físicos regularmente pode ser tão eficaz quanto a exposição ao sol na manutenção da vitamina D, inclusive durante o inverno, quando a produção natural do nutriente pela pele praticamente cessa. A constatação é de um estudo realizado por pesquisadores do Reino Unido e publicado na revista científica Advanced Science.

A pesquisa avaliou 51 adultos com sobrepeso ou obesidade, todos sedentários, mas saudáveis. Ao longo de dez semanas durante o inverno, metade dos voluntários manteve seu estilo de vida habitual sem alterações, enquanto o outro grupo participou de um programa de exercícios indoor. A rotina incluía quatro sessões semanais de atividade cardiovascular: duas caminhadas na esteira, um passeio de bicicleta de longa duração em ritmo constante e uma sessão intervalada de alta intensidade na bicicleta.

Leia Mais

  • Creme de ricota, requeijão ou queijo cottage: qual a melhor escolha?

    Creme de ricota, requeijão ou queijo cottage: qual a melhor escolha?

  • Alimentos antioxidantes podem reduzir risco de obesidade, indica estudo

    Alimentos antioxidantes podem reduzir risco de obesidade, indica estudo

  • Ômega-3 para memória e concentração em estudantes: como usar

    Ômega-3 para memória e concentração em estudantes: como usar

 

Durante o período do estudo, os participantes foram orientados a não usar suplementos de vitamina D para garantir que os resultados não fossem influenciados pela produção natural da vitamina na pele. Ao final do período, a pesquisa revelou que os níveis da forma ativa da vitamina D caíram cerca de 15% entre os sedentários, mas permaneceram estáveis entre os praticantes de exercício, indicando a relevância da atividade física.

Importância da vitamina D

Segundo endocrinologista Leandra Negretto, do Einstein Hospital Israelita de Goiânia, apesar do nome, a vitamina D é considerada um pró-hormônio. Após ser ativada, ela atua como mensageira em diversos tecidos. “No intestino, ela estimula a absorção de cálcio e fósforo presentes na dieta. Já nos ossos e cartilagens, participa de seu metabolismo. A sua carência pode levar a doenças como raquitismo em crianças e osteomalácia em adultos”, disse.

A médica ressalta que a substância também está associada à força muscular, imunidade e ao bom funcionamento do metabolismo energético. “Estudos recentes mostram ainda que a deficiência aumenta a suscetibilidade às infecções respiratórias, além de elevar o risco de quedas e fraturas”, acrescentou a endocrinologista.

A suplementação de vitamina D se dá, via de regra, na sua forma ainda inativa (colecalciferol), e demanda a passagem pelo fígado e posteriormente pelos rins para ser transformada em sua forma ativa, a qual de fato executa suas funções hormonais típicas.

Já a vitamina D que produzimos na pele, por meio da exposição solar, se comporta como o suplemento, ou seja, demanda a ativação posterior no fígado e nos rins. “Por outro lado, a vitamina D conservada pelos exercícios físicos já é a forma ativa, não demandando, assim, passagem por outros órgãos para sofrer novas reações químicas e assim poder executar suas funções”, disse a médica.

Na avaliação da especialista, a originalidade do estudo está justamente no fato de mostrar que o exercício físico pode preservar a vitamina D já em sua forma ativa. “Até então, a única alternativa terapêutica para corrigir a deficiência era a suplementação oral, que oferece a vitamina na forma inativa e depende da metabolização no fígado e nos rins para se tornar funcional”, explica. “O exercício, por outro lado, atua de maneira mais direta, mantendo a forma ativa da vitamina circulando no organismo”, comentou.

Outros benefícios

Além do impacto direto sobre a quantidade de vitamina D no sangue, os participantes que fizeram exercícios físicos também tiveram outros benefícios: melhoraram o condicionamento cardiorrespiratório, aumentaram a capacidade de queimar gordura, reduziram o tempo em comportamento sedentário e passaram a gastar, em média, 305 calorias extras por dia em relação ao período antes dos treinos.

Para Negretto, esse achado reforça que o exercício deve ser encarado como uma intervenção terapêutica. “Poupar uma pessoa de ingerir mais uma medicação pode impactar positivamente a sua qualidade de vida, evitar o que chamamos de polifarmácia, onerar menos o seu orçamento, gerar mais autonomia e melhorar sua autoestima. A mudança de comportamento melhora os seus hábitos e ajuda a superar o sedentarismo, tão deletério à saúde física e mental”, disse a médica.

A endocrinologista disse ainda que os músculos funcionam como verdadeiras glândulas, liberando substâncias chamadas miocinas, capazes de exercer efeitos anti-inflamatórios e protetores. “Entre elas está a irisina, estudada durante a pandemia por seu papel na proteção contra formas graves da Covid-19. Outra é a adiponectina, fundamental no metabolismo energético. Ou seja, o movimento desencadeia uma cascata de efeitos positivos muito além da manutenção da vitamina D”, ressaltou.

A suplementação de vitamina D só faz sentido quando sua carência for constatada, ou seja, não é para todo mundo. “A reposição só deve ser indicada quando a deficiência estiver documentada em exames. Encarar a atividade física como um verdadeiro remédio pode contribuir de maneira impactante na solução de diversos problemas de saúde, sendo que a insuficiência, ou mesmo deficiência de vitamina D, agora, passa a ser um deles”, concluiu a médica.

Vitamina D pode ajudar a viver mais, sugere estudo

 

You Might Also Like

Ba-Vi: Supostos integrantes da Imbatíveis são detidos com granada, arma e drogas antes de clássico

VÍDEO: Ônibus e vans com torcedores do Vitória são abordados pela PM horas antes do Ba-Vi

Felipe desabafa sobre perda de Cristiano Araújo: “A saudade é visita frequente”

Bombeiros e policiais atenderam manifestantes atingidos por raio. Veja vídeo

Time misto? Bahia divulga relacionados pro Ba-Vi sem Éverton Ribeiro e mais quatro titulares

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

“Estou com medo”, diz passageira que recusou ceder assento a criança em avião 

6 de dezembro de 2024
Palmeiras se acerta com Atlético-MG pela contratação de Bruno Fuchs 
“Lucky”: Annette Bening entra para o elenco de série com Anya Taylor-Joy 
Após saída do JN, William Bonner posa com colegas do Globo Repórter: “Vão poder mandar em mim”
Vídeo: Otorrino afirma que nem todo mundo precisa fazer lavagem nasal; saiba o motivo
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?