By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Expectativa de vida global volta a níveis pré-pandemia, diz estudo 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Expectativa de vida global volta a níveis pré-pandemia, diz estudo 
outros

Expectativa de vida global volta a níveis pré-pandemia, diz estudo 

Última atualização: 13 de outubro de 2025 17:06
Published 13 de outubro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Estudo global revela avanços na longevidade, mas alerta para crise emergente entre jovens adultos e mudança no perfil das principais causas de morte  Saúde, -traducao-ia-, Doenças, Expectativa de vida, Mortalidade, Saúde global CNN Brasil

Contents
Leia maisOMS alerta para aumento dos níveis de resistência a antibióticosMilhões de pessoas morrem todo ano por coágulos nas veias: como se protegerComo está a saúde mental? Veja dicas de especialistas de autoavaliação

Os seres humanos estão vivendo 20 anos mais do que em 1950, de acordo com nova pesquisa que analisou 204 países e territórios, todos reportando quedas em suas taxas de mortalidade desde então. Porém, enormes desigualdades persistem, e há uma “crise emergente” de taxas crescentes de mortalidade entre adolescentes e jovens adultos.

Em 2023, a expectativa de vida era de 76,3 anos para mulheres e 71,5 anos para homens, segundo análises publicadas no domingo na revista The Lancet pelo Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde (IHME) da Universidade de Washington – retornando aos níveis pré-pandemia após uma queda durante o auge da Covid.

A Covid-19 caiu da posição de principal causa de morte em 2021 para o 20º lugar em 2023, com doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais voltando a ser as principais causas de morte globalmente.

Leia mais

  • OMS alerta para aumento dos níveis de resistência a antibióticos

    OMS alerta para aumento dos níveis de resistência a antibióticos

  • Milhões de pessoas morrem todo ano por coágulos nas veias: como se proteger

    Milhões de pessoas morrem todo ano por coágulos nas veias: como se proteger

  • Como está a saúde mental? Veja dicas de especialistas de autoavaliação

    Como está a saúde mental? Veja dicas de especialistas de autoavaliação

As mortes em todo o mundo têm geralmente se afastado das doenças infecciosas, com quedas acentuadas em óbitos por sarampo, doenças diarreicas e tuberculose, segundo o IHME.

Doenças não transmissíveis agora respondem por cerca de dois terços da mortalidade e morbidade global, incluindo tanto mortes quanto a carga mais ampla de doenças. Embora as taxas de mortalidade por doenças cardíacas e AVC tenham diminuído desde 1990, as taxas aumentaram para diabetes, doença renal crônica e doença de Alzheimer.

“O rápido crescimento da população idosa mundial e a evolução dos fatores de risco inauguraram uma nova era de desafios para a saúde global”, afirmou o diretor do IHME, Dr. Christopher Murray. “As evidências apresentadas no estudo Global Burden of Disease são um alerta, instando líderes governamentais e de saúde a responderem rápida e estrategicamente às tendências preocupantes que estão remodelando as necessidades de saúde pública.”

Cerca de metade da carga global de doenças é evitável, segundo a nova pesquisa, sendo atribuível a dezenas de fatores de risco modificáveis.

Pressão alta, tabagismo, colesterol elevado, diabetes e obesidade estão entre os 10 fatores de risco com maior impacto, descobriu o IHME.

Entre 2010 e 2023, houve um aumento de 11% na carga de doenças devido ao alto índice de massa corporal – medido pelos anos de vida perdidos por incapacidade ou morte prematura – e um crescimento de 6% devido ao alto nível de açúcar no sangue.

Fatores ambientais como a poluição por material particulado e exposição ao chumbo também estavam entre os fatores de risco mais significativos, junto com aqueles relacionados à saúde dos recém-nascidos, incluindo baixo peso ao nascer e gestação curta.

Além disso, a saúde mental tem um papel significativo na mortalidade global, de acordo com a nova pesquisa, com aumento expressivo na carga de ansiedade e depressão.

Embora a população global esteja crescendo e envelhecendo, as taxas de mortalidade entre crianças e jovens adultos aumentaram em algumas partes do mundo.

Entre adolescentes e jovens adultos, o maior aumento de mortes na última década ocorreu na faixa etária de 20 a 39 anos na América do Norte de alta renda, principalmente devido a suicídio, overdose de drogas e consumo excessivo de álcool, segundo a pesquisa do IHME.

As mortes entre pessoas de 5 a 19 anos também aumentaram no Leste Europeu, América do Norte de alta renda e Caribe, e entre adolescentes e jovens adultos na África Subsaariana, devido a doenças infecciosas e lesões não intencionais.

Globalmente, para crianças de 5 a 14 anos, a deficiência de ferro foi o principal fator de risco, seguido por outros relacionados à água insegura, saneamento, higiene e desnutrição. Para a faixa etária de 15 a 49 anos, os dois principais riscos foram sexo inseguro e lesões ocupacionais, seguidos por IMC elevado, pressão arterial sistólica alta e tabagismo.

No geral, a expectativa de vida variou de 83 anos em regiões de alta renda até 62 anos na África Subsaariana, segundo o IHME.

Esta nova pesquisa destaca uma “necessidade urgente de os formuladores de políticas expandirem as prioridades de saúde”, disseram os pesquisadores do IHME – especialmente entre adolescentes e jovens adultos – em vez de limitar recursos.

“Décadas de trabalho para reduzir a disparidade em regiões de baixa renda com persistentes desigualdades na saúde correm o risco de se desfazer devido aos recentes cortes na ajuda internacional”, disse Emmanuela Gakidou, autora sênior dos novos estudos e professora do IHME. “Esses países dependem do financiamento global para cuidados primários de saúde, medicamentos e vacinas. Sem isso, a disparidade certamente aumentará.”

Mortes por doenças crônicas diminuíram quase 80% no mundo, diz estudo

 

You Might Also Like

Virginia reage à convocação de Vini Jr. para a Seleção brasileira; assista

Nova linha de ônibus de Salvador vai atender estudantes do Ifba a partir desta terça (4); saiba mais

Carro é engolido por cratera que se abriu após chuva em Arniqueira

Israel devolve 45 corpos de palestinos, diz ministério de saúde de Gaza 

Ana Castela revela “segredo” íntimo por trás de mensagem de Zé Felipe: “Tava parecendo”

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Davi Alcolumbre costura texto alternativo para PL da anistia no Senado

28 de abril de 2025
Famoso hospital pediátrico de Lauro de Freitas anuncia encerramento das atividades
As novas medidas do BC e o fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional
Líderes evangélicos tentam se apropriar de pedaços do Estado, diz pastor 
Em meio a rumores, Gracie Abrams publica cliques românticos com Paul Mescal 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?