Mostra reúne mais de 170 obras do português até o dia 17 de novembro Lifestyle, Artista visual, Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Exposição CNN Brasil
A exposição “José Pedro Croft: Reflexos, Enclaves, Desvios”, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, celebra a carreira do artista português com mais de 170 obras que valorizam os temas trabalhados por ele ao longo de sua trajetória.
A mostra ocupa o primeiro andar e a rotunda do prédio histórico do centro da capital carioca e tem curadoria de Luiz Camillo Osorio, que selecionou gravuras, desenhos e esculturas — algumas criadas exclusivamente para a exposição gratuita.
“José Pedro Croft é um dos principais artistas portugueses da geração que se formou logo após a Revolução dos Cravos (1974). Ou seja, teve sua trajetória artística toda vinculada aos ideais de liberdade, cosmopolitismo e experimentação. Trata-se de uma poética visual que se afirma no enfrentamento da própria materialidade das linguagens plásticas: a linha, o plano, a cor, o espaço”, contou o curador Luiz Camillo Osorio em um comunicado à imprensa.
Inaugurada no dia 24 de setembro, a exposição traz à rotunda do CCBB RJ uma instalação inédita que através de um jogo de espelhos, faz com que o público veja partes do prédio histórico refletido, como um grande quebra-cabeça.
Quando olharem para cima, os espectadores conseguirão ver um espaço negativo, com a imagem do prédio invertida, dando a impressão de que a claraboia está no fundo de um grande poço com 40 metros de profundidade.
O destaque fica para as gravuras, suporte com o qual Croft trabalha desde a década de 1990 e usa como base para suas outras obras. Ainda, os espaços expositivos terão seis esculturas, sendo quatro inéditas, todas feitas em ferro, espelho e vidro.
Serviço
Exposição José Pedro Croft: reflexos, enclaves, desvios
- Quando: 24 de setembro a 17 de novembro de 2025
- Onde: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (Rotunda e 1°andar)
- Endereço: R. Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
- Dias: Quarta a segunda, das 9h às 20h. Fechado às terças-feiras
- Classificação indicativa: livre
- Preço: entrada gratuita
- Ingressos disponíveis na bilheteria física ou pelo site do CCBB
Fragrância de Elizabeth Taylor de 1961 será recriada para exposição

