Estado registra um dos menores índices de chuvas dos últimos anos e redução no nível dos mananciais que abastecem a Grande São Paulo São Paulo, -agencia-cnn-, Onda de calor, São Paulo (capital) CNN Brasil
O Governo de São Paulo emitiu um alerta, nesta quinta-feira (25), para que a população reduza o consumo de água. A onda de calor que atinge o estado aumentou o consumo de água em até 60%, segundo a Sabesp.
Além do aumento no consumo, o estado registra um dos menores índices de chuvas dos últimos anos. A estiagem prolongada provocou a redução no nível dos mananciais que abastecem a Grande São Paulo, o que afeta o funcionamento das represas que abastecem a região.
Segundo o alerta, o uso da água deve ser priorizado para a alimentação e higiene pessoal. A população deve evitar desperdícios e usos não essenciais, como encher piscinas ou lavar calçadas e carros.
Cantareira atinge menor nível em quase 10 anos
Governo de SP declara escassez hídrica e suspende novas outorgas de água
Os sistemas de abastecimento são monitorados pelo Governo de SP junto à Sabesp. A companhia afirmou que tem realizado manobras operacionais para preservar o equilíbrio da distribuição.
Dentre as medidas preventivas, a Sabesp tem realizado reforço no abastecimento, como o uso de caminhões pipa em regiões específicas.
“O uso consciente de água deve fazer parte da rotina das famílias, principalmente neste período de escassez severa, lembrando que a ação de cada um tem impacto na preservação do nível das represas”, disse a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.
*Sob supervisão de Thiago Félix

