Ferramenta é usada pelo argentino como um símbolo da iniciativa de reduzir o tamanho do governo Internacional, Argentina, Elon Musk, Estados Unidos, Javier Milei CNN Brasil
O empresário bilionário, Elon Musk, afirmou na terça-feira (1º) que “faltou empatia” ao erguer uma motosserra, dada a ele pelo presidente da Argentina, Javier Milei, durante uma conferência conservadora nos Estados Unidos, em fevereiro deste ano.
“Ponto válido. Milei me deu a motosserra nos bastidores e eu a usei, mas, pensando bem, faltou empatia”, escreveu Musk.
Valid point. Milei gave me the chainsaw backstage and I ran with it, but, in retrospect, it lacked empathy.
— Elon Musk (@elonmusk) July 1, 2025
A ferramenta, erguida por Milei em comícios durante sua campanha eleitoral, é usada como um símbolo de sua iniciativa de reduzir o tamanho do governo. Na época, Musk fazia parte do governo Trump, no DOGE (Departamento de Eficiência Governamental), comandando o corte de gastos e reformulando agências governamentais.
A publicação de Musk foi feita em resposta a um seguidor que afirmou que ele talvez não devesse ter pegado a motosserra e “agido como um idiota”.
Na ocasião, o empresário subiu ao palco da Conferência de Ação Política Conservadora em National Harbor, arredores de Washington, e ergueu o presente do líder argentino.
“Esta é a motosserra da burocracia”, exclamou ele, segurando a ferramenta elétrica no alto durante o evento.
A motosserra vermelha metálica tinha gravado em sua lateral o slogan em espanhol de Milei: “Viva la libertad, carajo”.
Após sair do governo Trump, no início de junho, o empresário e o líder republicano protagonizaram brigas e acusações, na mais recente, Musk criticou o projeto de lei do presidente que visa cortar impostos e gastos.
“O mais recente projeto de lei do Senado destruirá milhões de empregos nos Estados Unidos e causará imensos danos estratégicos ao nosso país”, escreveu ele em uma publicação na rede social X.