Cantora morreu neste domingo (20); informação foi confirmada à CNN pela assessoria da artista Entretenimento, #CNNPop, Preta Gil CNN Brasil
A cantora Preta Gil morreu neste domingo (20), aos 50 anos. A artista estava fazendo a última tentativa de tratamento em Nova York, nos Estados Unidos, e não resistiu. Nas redes sociais, famosos como Cesar Menotti, Dea Lucia, David Brazil e Luciano Szafir lamentaram a morte.
A informação do falecimento foi confirmada à CNN pela assessoria da artista.
“Que Deus receba Preta com todas as honrarias de uma mulher que amou a vida e batalhou por ela até o último segundo. Obrigada por ter segurado a minha mão por tantas vezes. Obrigada por contagiar a todos com a sua arte e alegria. Hoje nos despedimos de você neste plano na certeza de um reencontro na vida eterna. Meus sentimentos a família, aos amigos e fãs. Obrigada, Preta! Você será sempre lembrada e o seu legado de determinação e força nunca serão esquecidos. Te amo pra sempre!”, publicou Dea Lucia.
“Mi amor, mi amor, mi amor… Te amo para sempre. Vou sempre lembrar de você assim, esse sorriso, suas gargalhadas, e quantos momentos maravilhosos você me proporcionou. Só gratidão! Descanse em paz, Pretinha guerreira”, escreveu David Brazil.
“Preta sempre foi pura vida”, disse o ator Marcelo Médici.
“Perdemos a Preta…. Não fui seu amigo, estive com ela apenas uma vez, fizemos um desfile juntos e não me lembro de alguém ter me feito rir tanto. Vou me lembrar dela assim…. Sempre sorrindo! Voa Preta Gil…. Meus sentimentos à família”, publicou Szafir no Instagram.
“Que notícia triste”, escreveu Beth Goulart. “Sem acreditar”, disse Latino.
Mais famosos prestaram condolências à família da artista.
Ícone cultural brasileiro, Preta, filha de Gilberto Gil, era de uma família tradicional do cenário artístico e foi uma importante figura feminina, com voz ativa pela luta contra o racismo e a gordofobia e pelos direitos das mulheres e da comunidade LGBT+ por meio de suas produções e atuação no setor.
Preta deixa o filho Francisco e a neta, Sol.
Sua carreira foi marcada por seis álbuns, além de um bloco de Carnaval no Rio de Janeiro, o Bloco da Preta, e atuação na publicidade, com a agência Mynd.
Em janeiro de 2023, Preta teve um câncer no intestino diagnosticado. Sempre otimista, a cantora compartilhava abertamente — nas redes sociais e em entrevistas à imprensa — seus desafios na batalha contra a doença.
Preta Gil sobre comentários de médicos: “Não é todo corpo que aguenta”