By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Faustão: entenda como funciona transplante de fígado 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Faustão: entenda como funciona transplante de fígado 
outros

Faustão: entenda como funciona transplante de fígado 

Última atualização: 8 de agosto de 2025 13:03
Published 8 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O apresentador passou pelo procedimento na quarta-feira (6), chegando ao seu quarto transplante em dois anos  Saúde, #CNNPop, Doenças do fígado, Faustão, Fígado, Transplantes de Órgãos CNN Brasil

Contents
Leia MaisFaustão: quais riscos ao realizar múltiplos transplantes sequenciais? SaibaHá mais de dois meses internado, Faustão está com infecção bacterianaFaustão chega ao quarto transplante de órgãoQuais os riscos de realizar múltiplos transplantes sequenciais?Como funciona a fila de transplante?

O apresentador Faustão, 75, foi submetido ao terceiro e quarto transplantes de órgãos na última quarta-feira (6). Segundo boletim divulgado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, onde está internado desde o dia 21 de maio devido a uma infecção bacteriana aguda, ele passou por um retransplante renal e um transplante de fígado, que estava planejado há um ano.

O transplante de fígado é um procedimento cirúrgico que envolve a substituição de um fígado doente por um saudável, doado por um indivíduo compatível. No caso do órgão inteiro, o doador é falecido (morte cerebral); já nos casos de doação de uma parte do fígado, o doador pode ser vivo.

Leia Mais

  • Faustão: quais riscos ao realizar múltiplos transplantes sequenciais? Saiba

    Faustão: quais riscos ao realizar múltiplos transplantes sequenciais? Saiba

  • Há mais de dois meses internado, Faustão está com infecção bacteriana

    Há mais de dois meses internado, Faustão está com infecção bacteriana

  • Faustão chega ao quarto transplante de órgão

    Faustão chega ao quarto transplante de órgão

De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o transplante de fígado costuma ser indicado em casos de cirrose avançada, câncer de fígado ou falência hepática (quando o órgão deixa de funcionar repentinamente, frequentemente devido a lesões traumáticas, infecções severas ou reações adversas a medicamentos).

De acordo com Lucas Nacif, especialista em cirurgia digestiva e hepática, o transplante de fígado também pode ocorrer em contextos de doenças cardíacas graves, como aconteceu com Faustão, que precisou passar por um transplante de coração em 2023 devido a uma insuficiência cardíaca.

“Esse tipo de paciente pode ter diversos problemas decorrentes dessa condição inicial no coração, como a insuficiência renal. Além disso, alguns medicamentos imunossupressores [usados em pacientes transplantados] podem causar problemas no rim”, explica à CNN. “Já o fígado, quando vai tendo muita medicação, síndromes metabólicas, inflamações persistentes e constantes, ele pode sofrer uma falência também”, completa.

O especialista explica, também, que o uso de alguns medicamentos para combater infecções pode causar uma hepatite aguda, danificando a função do fígado. “Mas esse é um quadro mais rápido associado ao uso de medicamento. É mais comum que a falência do órgão esteja relacionada a outras comorbidades”, afirma.

Quais os riscos de realizar múltiplos transplantes sequenciais?

Faustão já tinha passado por outros transplantes anteriormente: no final de 2023, ele precisou receber um novo coração. Em abril de 2024, ele passou por um transplante de rim, resultado do agravamento de sua função renal após a insuficiência cardíaca.

De acordo com Wellington Andraus, doutor e chefe do Serviço de Transplante de Órgãos do Aparelho Digestivo do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo), os riscos de múltiplos transplantes podem variar de acordo com cada caso.

“Existem pacientes que recebem transplante de fígado e rim ao mesmo tempo, e têm boa evolução. Em outros, o risco aumenta, sim, principalmente se um dos órgãos não funcionar bem e prejudicar o outro”, afirma. ” A gravidade do paciente no momento do transplante, a função dos órgãos e a resposta ao procedimento são fatores que influenciam diretamente. É um quadro multifatorial.”

Como funciona a fila de transplante?

Atualmente, mais de 60 mil pessoas no Brasil aguardam por um órgão para transplante. Dessas, mais de 37 mil aguardam um transplante de rim, segundo o Ministério da Saúde.

A lista para transplantes é única e vale tanto para os pacientes do SUS quanto para os da rede privada. A lista de espera por um órgão funciona baseada em critérios técnicos, em que a tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética e critérios de gravidade distintos para cada órgão determinam a ordem de pacientes a serem transplantados.

Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica. Além disso, algumas situações de extrema gravidade com risco de morte e condições clínicas de um paciente aguardando transplante também são determinantes na organização da fila do transplante.

Conforme explica Andraus, na fila de São Paulo, um paciente que já fez um transplante e cujo órgão está funcionando pode ter prioridade para um segundo transplante — uma regra que não existe em outros estados.

Série acompanha corrida contra o tempo para transplante de órgãos

 

You Might Also Like

Companheiros discutem e clima esquenta em torneio de Padel: “Não tem…” 

Brasileirão: Palmeiras goleia, Corinthians vence e Mirassol entra no G4 

Com Palmeiras e Flamengo de olho, River Plate bate Estudiantes no Argentino 

Palmeiras: auxiliar conta segredo sobre viagem de Abel Ferreira a Portugal 

Graciele Lacerda mostra primeiro mergulho no mar da filha com Zezé; veja 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Trump: tarifas “ainda estão vigentes” após decisão de tribunal de apelação 

29 de agosto de 2025
Leila revela se Palmeiras desistiu de Andreas e comenta busca por reforços 
Salão do Automóvel de São Paulo terá ingressos de até R$ 1.000
Trump demitir Powell pressionaria juros, bolsa e dólar, diz economista 
Pré-eclâmpsia e prematuridade: entenda o que levou à morte de bebê de Lexa 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?