By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Fazenda conclui que PL das Bagagens vai subir preço das passagens aéreas 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Fazenda conclui que PL das Bagagens vai subir preço das passagens aéreas 
outros

Fazenda conclui que PL das Bagagens vai subir preço das passagens aéreas 

Última atualização: 8 de novembro de 2025 02:15
Published 8 de novembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Pasta comandada por Fernando Haddad recomendou a rejeição parcial ao texto, que está em tramitação no Senado  Macroeconomia, Aeroporto, Bagagem de mão, CNN Brasil Money CNN Brasil

Contents
Leia MaisSetor já vê impacto negativo para empresas low cost com PL das BagagensAnac teme impacto do PL das Bagagens no preço das passagensCosta Filho defende redução do preço das passagens aéreas no BrasilEntenda a proposta

A equipe técnica da Secretaria de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda concluiu que o PL (projeto de lei) das Bagagens provoca efeitos adversos sobre o ambiente concorrencial do setor aéreo ao limitar ou mesmo impedir a entrada de novos players, o que pode implicar em preços médios mais elevados das passagens aéreas.

Em nota técnica, a pasta disse que a proposta não contribui para ganhos adicionais de eficiência, clareza ou proteção ao consumidor, podendo, ao contrário, gerar efeitos adversos sobre preços, inovação nos modelos de negócios e concorrência.

Leia Mais

  • Setor já vê impacto negativo para empresas low cost com PL das Bagagens

    Setor já vê impacto negativo para empresas low cost com PL das Bagagens

  • Anac teme impacto do PL das Bagagens no preço das passagens

    Anac teme impacto do PL das Bagagens no preço das passagens

  • Costa Filho defende redução do preço das passagens aéreas no Brasil

    Costa Filho defende redução do preço das passagens aéreas no Brasil

Por essa razão, a Secretaria de Reformas Econômicas recomendou a rejeição parcial do texto. A proposta já foi aprovada pela Câmara e aguarda análise do Senado.

O PL estabelece que os passageiros podem levar uma bagagem de mão e um item pessoal de até 23 quilos em voos domésticos e internacionais operados em território nacional, sem custos adicionais.

“Embora a preocupação com a proteção do consumidor seja legítima e compreensível, entendemos que a proposta legislativa pode gerar efeitos contrários aos seus objetivos iniciais, pois restringe o rol de escolhas do consumidor e impede a oferta de tarifas ajustadas aos diferentes perfis de viajantes — inclusive aquele que voa com pouca ou nenhuma bagagem — e, portanto, mais baratas”, diz a nota técnica.

Segundo a Secretaria de Reformas Econômicas, a proposição legislativa força os consumidores a consumirem produtos desalinhados com as suas necessidades e, dessa forma, arcar com custos mais altos das passagens aéreas, uma vez que o serviço de despacho de bagagens torna a tarifa mais cara.

Na avaliação da pasta, ao impor a obrigação legal mínima de que as empresas garantam o transporte de bagagem despachada de até 23 quilos, o projeto “força” determinados consumidores a pagarem por serviços de que não necessitam.

“Pelo lado da demanda, as disposições do PL 5.041/2025 limitam as escolhas do consumidor e forçam o rateio do custo das gratuidades entre os passageiros pagantes, o que contribui para pressionar os preços das passagens e mantê-los em níveis elevados”, diz.

A Secretaria de Reformas Econômicas destaca também que o projeto pode reduzir a movimentação de passageiros no Brasil, uma vez que há uma parcela que consegue viajar atualmente justamente por conta da oferta de tarifas mais baixas que não incluem os serviços acessórios (bagagens despachadas, marcação de assento, bagagem de mão).

“Na prática, isso implica em mudança na estrutura de custos da empresa, com reflexos na precificação dessa proibição nos valores cobrados pelos bilhetes de passagem, o que poderá gerar restrição na oferta na aviação comercial”, afirma a nota técnica.

Para os técnicos, o projeto reduz a flexibilidade regulatória e engessa o mercado de transportes aéreos, reduzindo a margem de atuação das empresas, limitando suas estratégias de gestão de custos e bloqueando inovações nos modelos de negócios.

Diante disso, a Secretaria de Reformas Econômicas recomendou a utilização dos instrumentos infralegais e de cooperação regulatória já existentes como solução normativa, combinados com avaliação técnica e jurídica sobre a compatibilidade de medidas nacionais com tratados e legislações internacionais aplicáveis.

“A aprovação do projeto, nos moldes propostos, restringe a capacidade das empresas aéreas de ofertarem bens e serviços compatíveis com os diferentes perfis de consumidores e com a dinâmica do mercado de aviação civil, reduz concorrência e a capacidade de inovação, aumenta as barreiras à entrada de novos concorrentes e limita as escolhas dos consumidores”, diz a nota técnica.

Em seguida, completa: “O resultado esperado é a intensificação do aumento de preços e sua manutenção em patamares elevados, tanto devido ao aumento de custos provocados pela legislação, quanto pela redução da pressão concorrencial.”

Entenda a proposta

O projeto de lei garante o despacho gratuito de bagagem de até 23 quilos em voos nacionais ou internacionais operados no país. Além da bagagem, o passageiro poderá levar, sem custo adicional, uma mala de bordo de até 12 quilos em voos domésticos e uma bolsa ou mochila debaixo do assento.

O texto aprovado pela Câmara também proíbe o cancelamento do trecho de volta previsto na compra se o passageiro não comparecer ao embarque para o trecho de ida (conhecido como “no show”), exceto se houver autorização expressa dele. Para entrar em vigor, as propostas precisam ser aprovadas pelo Senado Federal.

 

You Might Also Like

Filho de Wagner Moura se manifesta após acusações de apoiar Donald Trump; confira

Irmão de Bolsonaro tenta sacar prêmio da Mega da Virada e tem surpresa desagradável

Ônibus de viagem tomba com 28 pessoas na BR-153, em Goiás

Nvidia detalha modelos de IA para previsões meteorológicas 

Caetano Veloso posa com Gilberto Gil, Ivete e Ney Matogrosso na Bahia 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Preta Gil posa com Carolina Dieckmann após alta hospitalar: “Foto do amor” 

18 de março de 2025
Ator do live-action de ‘Lilo & Stitch’ morre aos 37 anos; saiba detalhes
Dólar abre estável com foco em dados de inflação e tarifas de Trump 
Oasis lançará edição especial em vinil para celebrar 25 anos de álbum 
Conheça cada pote do sorteio da Copa do Mundo 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?