By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Fazer seguro de um carro antigo é quase impossível e requer atenção
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Fazer seguro de um carro antigo é quase impossível e requer atenção
outros

Fazer seguro de um carro antigo é quase impossível e requer atenção

Última atualização: 5 de janeiro de 2025 17:00
Published 5 de janeiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Nossa, olha aquele Corvette C1, colocaria na sala de casa.” “Esse Jaguar E-Type merece estar no Louvre.” “Um Aston Martin DB5 que parece uma joia rara.” “Se liga naquele Opala SS, já virou peça de colecionador.”

Contents
Carro-bibelôCuidado com os terroristasTabela Fipe nem pensarCadastro efetuado com sucesso!Mas e o Chevette 75 do dia a dia?

Volta e meia a gente ouve ou lê algo desse tipo: que determinado automóvel é uma verdadeira obra de arte. E é desse jeito que o setor de seguros trata carros clássicos cujos donos querem fazer uma apólice que proteja esses, digamos, tesouros.

  • Relacionadas
  • ClássicosClássicos: Volkswagen Santana EX é considerado o melhor de todos os tempos2 jun 2024 – 17h06
  • Auto-serviçoRestauração de carro antigo demanda muita tecnologia e passa de R$ 100.00031 jul 2019 – 17h07
  • ClássicosPor que há poucos carros antigos na China?3 Maio 2024 – 14h05

“Geralmente, veículos com 25 anos ou mais são classificados como clássicos. As seguradoras também levam em consideração a relevância do modelo, o estado de conservação e a originalidade das peças do automóvel, como nos casos dos veículos placa preta”, explica Michel Tanam, gerente comercial da Minuto Seguros.

Mas o seguro é tão raro como o carro. Tanto que uma das poucas companhias seguradoras – se não for a única – que a reportagem conseguiu encontrar é justamente especializada em coberturas para itens colecionáveis. Joias, quadros de artistas renomados, esculturas famosas ou históricas e, mais recentemente, carros clássicos.

Carro-bibelô

Já adiantamos que nesse caso de determinadas apólices para veículos clássicos, não adianta querer pegar seu Chevette 75 que você usa todos os dias para ir trabalhar, mesmo que original, para fazer um contrato do nada.

No caso da filial brasileira da Howden, empresa com sede na In-glaterra especializada em seguros de relíquias, um dos pré-requisitos é que o carro seja uma espécie de peça de colecionador.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram

“Uma condição é que seja um veículo de coleção. Se ele usa diariamente ou é o carro do dia a dia, pode ser placa preta, mas não é o nosso target. Avaliamos muito bem o segurado, ele tem de ser colecionador”, adianta Ricardo Minc, diretor da filial brasileira da Howden.

A empresa, que atua no ramo de coberturas para joias e pinturas raras – entre outros –, começou a negociar seguros para carros clássicos no Brasil recentemente, no primeiro semestre deste ano. E trata tais apólices como as que cobrem obras de arte.

Cuidado com os terroristas

No caso do automóvel, ele precisa ter mais de 30 anos – há uma categoria de pré-clássicos para veículos entre 20 e 30 anos de uso. Os contratos em geral oferecem a cobertura completa como em um seguro convencional: avarias na carroceria, catástrofes naturais, incêndios, furto, roubo, colisão, danos elétricos.

Continua após a publicidade

Tem as exceções, obviamente, às quais o dono do veículo tem sempre de ficar atento. No caso, esses seguros de carros clássicos não cobrem a deterioração natural, assim como o envelhecimento do bem, além de, eventualmente, atos de terrorismo.

“E claro que existem franquias, para perdas parciais, mas o proprietário tem de ver se vale a pena. Geralmente é uma franquia menor que a de veículos normais”, explica Ricardo Minc.

Chevette
Se você tem um clássico para o dia a dia, é mais difícil encontrar uma seguradoraChristian Castanho/Quatro Rodas

Tabela Fipe nem pensar

Para avaliar o bem, um time de inspetores especializados em carros clássicos faz uma avaliação do veículo. Como quem determina o valor do carro nesse caso é o segurado, os profissionais atestam se as cifras condizem com o estado de conservação e importância histórica do automóvel.

Continua após a publicidade

“É preciso ter em mente que as empresas levam em conta fatores como estado de conservação, originalidade e demanda no mercado de colecionadores, sendo mais personalizada em vez de seguir uma tabela-padrão”, ressalta Michel Tanam, da Minuto Seguros.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

“Esse consumidor geralmente conhece e sabe o valor do bem dele”, explica o executivo da Howden Brasil.

O valor da apólice, contudo, pode sofrer variáveis. E aqui entra aquele perfil do motorista que qualquer companhia faz. Mesmo que o carro clássico só viaje de plataforma, o nível de utilização e a quantidade de exposições das quais ele participa interferem. Assim como participação em corridas de clássicos ou locação para eventos e filmes.

Continua após a publicidade

Mas e o Chevette 75 do dia a dia?

 Se você considera seu carro clássico, mas gosta de sair e desfilar com ele para lá e para cá, não precisa também trancá-lo na sala de casa para conseguir um seguro. Só que é necessário pesquisar bastante, pois são raras as seguradoras que topam apólices para veículos mais veteranos – aqui, não falamos nem de coleção.

“No momento de um possível sinistro, carros antigos apresentam peças mais caras e reparos mais difíceis de serem encontrados no mercado, que tornam esse tipo de seguro mais complexo, e não são todas as seguradoras que têm a experiência para atender essas necessidades”, diz Michel Tanam, da Minuto Seguros.

cobra
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

A dica aqui é recorrer ao corretor de seguros, que pode buscar entre as companhias alguma que se adéque ao seu carro antigo com mais de 20 anos e com potencial clássico. Mas lembre-se que as coberturas geralmente são específicas, limitadas a determinadas situações e as mensalidades, mais caras.

Continua após a publicidade

É preciso verificar o que o contrato cobre. Proteção contra danos em eventos, roubo de peças raras e assistência especializada são pontos importantes.

“Cobertura para terceiros é uma opção mais barata que o seguro completo, mas não cobre danos ao seu próprio veículo. Tudo depende da forma como o veículo é utilizado”, sugere Michel.

Publicidade

You Might Also Like

PT tem gasto milionário com produtora do “hino neutro” de Boulos

Filhos de Cid Moreira apontam suposta fraude em testamento do jornalista; saiba detalhes

VÍDEO: Homem é morto por parentes a pauladas em suposta briga por herança na Bahia

Macron participará de reunião com Trump e Zelensky na Casa Branca 

Presidente do PSDB aposta em apoio de bolsonarista a Ciro em 2026

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Vídeo: Suspeito de ataque em Washington é preso gritando “Palestina livre” 

22 de maio de 2025
CEO da OpenAI acusa Musk de manipular X para beneficiar próprias empresas 
Bitcoin fecha em queda na ausência de novos sinais positivos 
Ceni lamenta eliminação na Libertadores e projeta Sul-Americana: ‘Não existe favorito’
Fabinho Soldado blinda CT do Corinthians em meio a caos político; entenda 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?