By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Febre Amarela: SP tem janeiro mais letal que todo 2024 e convoca vacinação
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Febre Amarela: SP tem janeiro mais letal que todo 2024 e convoca vacinação
outros

Febre Amarela: SP tem janeiro mais letal que todo 2024 e convoca vacinação

Última atualização: 30 de janeiro de 2025 20:26
Published 30 de janeiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Com quatro mortes registradas por febre amarela, o mês de janeiro foi mais letal para o estado de São Paulo que todo o ano de 2024 — em que foram confirmados dois casos e um óbito. Até o final da tarde desta quinta-feira (30/1), o estado registrou oito casos de febre amarela, segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES) e o Insituto Adolfo Lutz. De acordo com o órgão, um dos casos foi importado de Minas Gerais.

Contents
Com notícias direto da ANVISA e da ANS, o JOTA PRO Saúde entrega previsibilidade e transparência para grandes empresas do setor. Conheça!Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Em todos os casos confirmados em humanos, os pacientes não foram vacinados contra a doença. Segundo a secretaria, os registros ocorreram no interior paulista. Quatro desses casos foram registrados em Socorro, dois em Joanópolis, um em Tuiuti, e um importado de Itapeva, no estado de Minas Gerais.

Com notícias direto da ANVISA e da ANS, o JOTA PRO Saúde entrega previsibilidade e transparência para grandes empresas do setor. Conheça!

Além dos casos registrados em humanos, o estado confirmou 25 casos de febre amarela em animais, sendo 20 em R  ibeirão Preto, um em Pinhalzinho, um em Socorro, um em Colina, um em Campinas e um em Osasco. Desde 2019, este já é o maior número de casos confirmados em São Paulo, quando foram registrados 64 casos contraídos na região onde a pessoa vive e 12 óbitos em todo o estado paulista.

Temendo uma nova onda de casos de febre amarela em todo o território paulista, a Secretaria de Saúde de São Paulo afirmou que está em tratativas com o Ministério da Saúde para receber cerca de 6 milhões de doses da vacina contra a febre amarela. Segundo a SES, o objetivo é atender a população não vacinada, incluindo a região metropolitana.

A secretaria estadual afirma que o Ministério da Saúde enviou 300 mil doses do imunizante nesta semana para São Paulo e informou que, até a próxima semana, enviará mais um milhão de doses da vacina. Desde 2020, a Saúde recomenda a vacinação contra a febre amarela para crianças menores de 5 anos de idade em duas doses: a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos. Para pessoas a partir dos 5 anos, a vacina é dose única.

A meta é atingir 95% de cobertura vacinal contra a doença no estado paulista – atualmente, de acordo com a SES, a cobertura é de 80%. O imunizante contra a febre amarela integra o calendário de vacinação e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do estado. “A conscientização da população sobre a importância da imunização de rotina é uma medida essencial para prevenir casos graves e proteger a saúde”, afirmou a Secretaria de Saúde.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, de evolução abrupta e gravidade variável, com elevada letalidade nas suas formas graves. A doença é causada por um vírus transmitido por mosquitos, e possui dois ciclos de transmissão (urbano e silvestre).  No ciclo urbano, a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos (Ae. aegypti) infectados. No ciclo silvestre, os transmissores são mosquitos com hábitos predominantemente silvestres, sendo os gêneros Haemagogus e Sabethes os mais importantes.

Os sintomas iniciais da febre amarela são febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.

You Might Also Like

Renato Kayzer desabafa após empate do Vitória: “Minha vontade era esculachar”

Filho de Carla Perez e Xanddy impressiona ao levantar ‘super peso’ em treino; veja vídeo

Amigos de corredor atropelado por filho de vereadora pedem doação de sangue em campanha; protesto acontece neste domingo (17)

Por maioria, Carf nega pagamento de JCP extemporâneo

Sob julgamento, Bolsonaro vai insistir na candidatura à Presidência

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Executivos discutem integração da agenda climática à finança das empresas 

13 de maio de 2025
Santos anuncia a contratação de lateral do Athletico-PR 
Técnico da Seleção Brasileira sofre prejuízo milionário; saiba o motivo
Bolsas de pós em roteiro de cinema nos EUA têm inscrições abertas; confira 
Juventus x Fiorentina: horário e onde assistir ao jogo da Serie A 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?