Programa oferece bolsas de estudos para alunos pretos, pardos, indígenas ou com deficiência em SP Educação, bolsas de estudo, Ensino superior, Processo seletivo CNN Brasil
A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), em São Paulo (SP), anunciou a abertura das inscrições para o programa “Bolsa Diversidade”, iniciativa que promove inclusão e acessibilidade ao ensino superior.
Estão sendo oferecidas 17 bolsas de estudos parciais para o segundo semestre de 2025, cobrindo 50% do valor das mensalidades, destinadas a cidadãos autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou pessoas com deficiência.
Cursos disponíveis
- Administração
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas
- Ciências Contábeis
- Ciências da Computação
- Ciências Econômicas
- Relações Internacionais
- Relações Públicas
- Secretariado Executivo
- Publicidade e Propaganda
Quem pode participar?
Os interessados devem cumprir os seguintes requisitos:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado;
- Ser autodeclarado preto, pardo, indígena ou pessoas com deficiência;
- Não ser formado em nenhuma graduação, ou seja, essa deve ser a primeira graduação;
- Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 ou 2024 e possuir nota igual ou superior a 450 pontos na média, ou ser aprovado no Vestibular Agendado da Fecap;
- Não possuir vínculo acadêmico com outras instituições de ensino superior;
- Não ter tido vínculo com o Centro Universitário Álvares Penteado – Fecap, ou seja, ser aluno ou ex-aluno;
- Ter estudado o Ensino Médio integralmente em escola da rede pública, ou ter sido bolsista integral;
- Apresentar todos os documentos solicitados no edital.
Para manter o benefício, os bolsistas devem cumprir requisitos acadêmicos, como aprovação em pelo menos 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo.
Inscrições e critérios
As inscrições e o envio dos documentos comprobatórios devem ser realizados até 15 de agosto, pelo site da Fecap. A divulgação dos resultados será realizada em 27 de agosto, e os selecionados terão até 5 de setembro para efetuar a matrícula.
Conforme edital do programa Bolsa Diversidade, a seleção será feita com base na média aritmética das notas obtidas no Enem, seguindo critérios de desempate como maior nota na redação e desempenho em áreas específicas; ou da pontuação no Vestibular Agendado da Fecap.
Universidade de Oxford: inscrições para bolsas de mestrado e doutorado