ANFP emitiu nota exigindo esclarecimentos “o mais rápido possível” após confusão em Independiente x La U Sulamericana, CNN Esportes, Copa Sul-Americana, Futebol internacional, universidad de chile CNN Brasil
Por meio de nota, a Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP), que comanda o futebol chileno, condenou agressões e ataques sofridos pelos torcedores da Universidad de Chile na Argentina.
Como resultado dos incidentes em jogo da Sul-Americana, 19 torcedores da La U ficaram feridos, sendo um em estado crítico.
Nesse contexto, a ANFP afirmou que “condena categoricamente os graves atos de violência ocorridos nas arquibancadas do Estádio Libertadores da América, que forçaram o cancelamento da partida entre Independiente e Universidad de Chile pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana”.
Da mesma forma, a federação afirma que “as graves agressões dos vândalos do Independiente contra os torcedores da Universidad de Chile presentes no estádio, diante da passividade do clube anfitrião, excedem todos os limites que devem reger o nosso esporte”.
“Exigimos que as autoridades competentes, os líderes do Independiente e as autoridades argentinas esclareçam esses eventos extremamente graves o mais rápido possível e apliquem as sanções mais severas possíveis contra os responsáveis”, acrescentou.
Como ANFP, expressamos nosso total apoio à Universidad de Chile, nos solidarizamos com os torcedores feridos e suas famílias e permaneceremos em contato com seus líderes para apoiá-los nesta lamentável situação
Federação chilena de futebol
A confusão entre Independiente e La U
A Universidad de Chile estava se classificando, já que a partida estava empatando por 1 a 1, e os chilenos já haviam vencido no jogo de ida por 1 a 0.
Durante o segundo tempo, segundo a imprensa argentina, os torcedores do time chileno lançaram objetos contra a torcida local, invadiram o setor argentino, roubaram faixas, ateara, bombas e atearam fogo em objetos.
Em resposta, os torcedores do Independiente furaram o bloqueio policial e iniciaram a briga. Vários chilenos ficaram encurralados e espancados. Um homem se jogou da arquibancada para fugir da violência.
Em nota, a Conmebol afirmou que a classificação ficará nas mãos dos órgãos jurídicos. Quem avançar enfrenta o Alianza Lima, que despachou a Universidad Católica do Equador.