Clube do país e liga nacional também foram considerados negligentes, disse a FIFPRO
Este conteúdo foi originalmente publicado em Federação da Nigéria é considerada negligente por morte de jogador em campo no site CNN Brasil. Futebol Internacional, CNN Esportes, Futebol internacional, Nigéria CNN Brasil
Um clube nigeriano, a liga nacional e a federação de futebol da Nigéria (NFF) foram considerados negligentes pela morte do jogador Chineme Martins, após ele desmaiar durante uma partida em março de 2020, informou o sindicato de jogadores FIFPRO nesta quinta-feira (17).
Martins, que jogava pelo Nasarawa United, morreu aos 23 anos ao desmaiar durante uma partida em que os serviços médicos foram considerados insuficientes.
De acordo com a FIFPRO, o Tribunal Nacional do Trabalho da Nigéria decidiu que o clube “violou seu dever de cuidado” para com Martins e que deve indenizar sua família.
O tribunal também afirmou que a liga, a NFF e o comissário de jogos tinham o dever de garantir que o clube cumprisse as regulamentações relevantes, e que o violaram.
A FIFPRO acrescentou que um relatório da NFF concluiu que não havia médico nem fisioterapeuta no jogo, e que não havia “nenhuma ambulância funcionando no estádio” quando ele desmaiou.
“A decisão do tribunal declarou ser ‘repreensível’ que Martins tenha sido autorizado a jogar sem exames médicos completos”, afirmou a FIFPRO em um comunicado.
“Um ecocardiograma nunca foi realizado em Martins no início de cada uma de suas três temporadas no clube — e sem a disponibilidade de instalações médicas adequadas no Estádio Lafia Township.”
A FIFPRO afirmou que seus advogados ajudaram a família do jogador a prosseguir com a alegação de negligência.
“Espero que as medidas médicas adequadas sejam tomadas para os jogadores de futebol nigerianos daqui para frente, para que nenhuma família tenha que suportar a dor que sofremos”, disse Michael, irmão de Martins.
A Reuters entrou em contato com a NFF e a Premier League da Nigéria para obter comentários.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Federação da Nigéria é considerada negligente por morte de jogador em campo no site CNN Brasil.