Feira USP e as Profissões, que acontece de 1 a 3 de outubro, orienta estudantes sobre carreiras e mostra como a IA está integrada ao ensino e pesquisa Educação, Ensino médio, Fuvest, Inteligência Artificial, USP (Universidade de São Paulo), Vestibular CNN Brasil
A USP (Universidade de São Paulo) realiza a partir desta quarta-feira (1°) a edição 2025 da Feira USP e as Profissões, em formato totalmente online e gratuito. O evento se estende até a próxima sexta (3) e é voltado a estudantes do ensino médio e de cursinhos preparatórios, que poderão conhecer os 183 cursos de graduação da universidade e entender como funciona o processo seletivo.
Ao longo dos três dias, a programação reúne vídeos aéreos de todos os campi, visitas virtuais a laboratórios, entrevistas em áudio e vídeo com docentes e estudantes, além de lives dedicadas às cidades onde a USP mantém unidades. No primeiro dia, participam São Paulo, Ribeirão Preto e Bauru, das 10 às 12h; no segundo, São Carlos, Lorena, Piracicaba e Pirassununga, das 14h às 17h; no terceiro, duas transmissões conjuntas encerram a feira, às 16h. Confira a programação completa da Feira USP e as Profissões.
Além de orientações sobre carreiras, a edição deste ano traz como novidade a integração da inteligência artificial (IA) à programação. Trilhas temáticas mostram como a USP já aplica IA em áreas como saúde, engenharia, linguagens e negócios.
“Na USP, a IA deixou de ser tendência e virou infraestrutura”, afirma Marli Quadros Leite, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, à CNN Brasil. “Estudantes poderão explorar projetos de IA por área, conversar com docentes e conhecer projetos que já mudam a prática profissional, com IA como ferramenta, e ciência e ética como bússola.”

Entre os exemplos estão o Centro Interdisciplinar em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina (CIAAM), criado em 2023; o InovaHC, que mantém laboratório de IA generativa em saúde pública em parceria com a AWS; e o C4AI, centro de pesquisa que desenvolve tecnologias para a língua portuguesa e para línguas indígenas. A USP também já oferece formação em IA aplicada a finanças, ciência de dados e direito digital.
“É uma política para democratizar o acesso à USP. A feira online dá oportunidade para alunos de todo o Brasil conhecerem de perto a universidade e perceberem que estudar aqui é possível”, diz a pró-reitora.
A feira ainda traz informações sobre os diferentes caminhos de ingresso na universidade, como Fuvest, Enem USP, Provão Paulista e Olimpíadas de Conhecimentos, e sobre as políticas de permanência estudantil, como moradia, bolsas e alimentação.
VESTIBULAR FUVEST 2026
As inscrições para a Fuvest 2026 vão até 12h de 7 de outubro de 2025. A primeira fase do vestibular será no dia 23 de novembro e, a segunda fase, em 14 e 15 de dezembro. Serão oferecidas 8.147 vagas, das quais 4.888 serão reservadas para candidatos na modalidade Ampla Concorrência; 2.053 vagas para candidatos egressos da escola pública (EP) e 1.206 para pessoas pretas, pardas e indígenas (PPI).
A Fuvest também concedeu uma nova oportunidade para que os candidatos solicitem recursos específicos, como tempo adicional, provas em braille ou ampliadas e condições especiais para amamentação. O prazo termina às 12h desta sexta-feira (26). Os pedidos devem ser feitos exclusivamente pelo site da Fuvest, mediante comprovação da necessidade, conforme orientações do Guia de Inclusão Vestibular 2026.
O material reúne ainda informações sobre o uso do nome social e as políticas de ações afirmativas adotadas, como a reserva de vagas para egressos de escolas públicas e candidatos pretos, pardos e indígenas. Caso ocorra amamentação no dia da prova, a candidata poderá levar acompanhante e haverá compensação de até uma hora para esse tempo.
Como fazer a inscrição?
O processo é feito exclusivamente pelo site da Fuvest, conforme o passo a passo a seguir:
- O ponto de partida consiste em separar o CPF e um documento de identificação com foto. A Fuvest pede ainda uma foto de rosto, olhando para a câmera, sem acessórios ou filtros e com um fundo liso.
- Na sequência é preciso criar um perfil no site da Fuvest, utilizando um email de fácil acesso e uma senha. Essa conta será usado para acessar os resultados.
Em seguida, é necessário inserir as informações pessoais solicitadas e indicar a modalidade de vaga em que vai concorrer (Ampla Concorrência, Escola Pública ou Pessoas Pretas, Pardas e Indígenas). - O passo subsequente é selecionar a carreira e os cursos de interesse. O candidato pode escolher de 1 a 4 cursos na mesma carreira, por ordem de prioridade, exceto nas carreiras de Música, que permitem apenas a escolha de 1 curso.
- É obrigatório responder um questionário socioeconômico, cujas informações serão usadas para entender o perfil dos candidatos e para que a USP possa identificar as políticas de permanência e apoio estudantil.
- Após a inscrição, será gerado um boleto referente à taxa de inscrição de R$ 211 ou de R$ 105,50 para quem foi contemplado com a redução do valor. O pagamento deve ser feito até o dia 7 de outubro.
Candidatos poderão escolher o local de prova
Pela primeira vez, os estudantes terão a oportunidade de selecionar onde farão a prova. Não só a cidade, mas a escola também. A escolha vai obedecer à ordem de confirmação das inscrições, ou seja, tem prioridade quem se inscrever primeiro.
A indicação do local da prova poderá ser feita entre 13 e 17 de outubro. A liberação da escolha será feita em lotes, conforme a ordem de inscrição.
Calendário do vestibular Fuvest 2026
- Inscrições de 18 de agosto a 7 de outubro de 2025
- Primeira fase 23 de novembro de 2025
- Segunda fase 14 e 15 de dezembro de 2025
- Período de novos recursos das 12h de 22 de setembro às 12h de 11 de setembro de 2025
- Primeira chamada 23 de janeiro de 2026
USP libera mais de mil livros gratuitos; saiba como acessar e baixar