By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Fenômeno inédito no espaço pode ser o maior desde o Big Bang; entenda 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Fenômeno inédito no espaço pode ser o maior desde o Big Bang; entenda 
outros

Fenômeno inédito no espaço pode ser o maior desde o Big Bang; entenda 

Última atualização: 11 de junho de 2025 05:15
Published 11 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Astrônomos descobrem “transitórios nucleares extremos”, estrelas massivas devoradas por buracos negros supermassivos em eventos cósmicos inéditos  Tecnologia, Buraco negro, Explosão, Supernova CNN Brasil

Contents
Leia MaisEstrutura misteriosa do Sistema Solar é descoberta acidentalmente; vejaOndas sísmicas revelam possível água líquida no interior de MarteVale de Hessdalen: o enigma luminoso que intriga cientistas há décadasInvestigando o brilho de estrelas sendo devoradas aos poucosUma janela para o passado do Universo

Ao fazer uma “mineração” de dados astronômicos de antigas observações em busca de explosões de longa duração ocorridas em centros galácticos, o pesquisador Jason Hinkle, do Instituto de Astronomia da Universidade do Havaí (IfA), descobriu o que pode ser “a maior explosão desde o Big Bang”, segundo um comunicado.

Embora esse tipo de explosão altamente energética já tenha sido observado quando estrelas com mais de três vezes a massa do Sol são dilaceradas por buracos negros supermassivos, a descoberta recente foi poderosa o bastante para ser classificada como um novo tipo de fenômeno astronômico.

A equipe de pesquisadores concordou em chamar o evento de “transitório nuclear extremo” (ENT, na sigla em inglês), pois ele superou em magnitude as supernovas mais poderosas, explosões de raios gama, colisões de buracos negros e outros fenômenos extremos já catalogados pela astronomia.

 

Leia Mais

  • Estrutura misteriosa do Sistema Solar é descoberta acidentalmente; veja

  • Ondas sísmicas revelam possível água líquida no interior de Marte

  • Vale de Hessdalen: o enigma luminoso que intriga cientistas há décadas

Diferentemente dos TDEs (eventos de interrupção de maré), nos quais as forças gravitacionais de um buraco negro “esticam” a estrela em um processo chamado “espaguetificação”, esses ENTs atingem “brilhos quase 10 vezes maiores do que o que normalmente vemos”, afirma Hinkle em um comunicado.

De acordo com o artigo, publicado recentemente na revista Science Advances, além de mais brilhantes do que os TDEs típicos, os ENTS observados neste estudo permanecem luminosos por anos, superando a produção de energia das explosões de supernovas já observadas até hoje.

Investigando o brilho de estrelas sendo devoradas aos poucos


Transitórios nucleares extremos começam com um buraco negro “esticando” uma estrela • Universidade do Havaí

Ao observar dois eventos de uma supernova registrada com o número SN18cdj nos arquivos da sonda espacial Gaia, da Agência Espacial Europeia, em 2016 e 2018, Hinkle percebeu uma liberação de energia 25 vezes mais intensa do que a explosão estelar mais poderosa já catalogada.

Impressionante, o evento irradiou em doze meses energia equivalente à produção completa de 100 estrelas durante toda a sua vida. Para se ter uma ideia desse grau de magnitude, as supernovas convencionais produzem energia equivalente à de apenas uma estrela como o Sol no mesmo período.

O que levou o astrônomo a destacar essas anomalias energéticas, enquanto analisava os dados públicos coletados por Gaia, foi sua longa duração. Enquanto explosões cósmicas convencionais se extinguem após algumas semanas, os ENTs mantêm sua luminosidade durante anos consecutivos de observação.

Para construir um caso científico sólido, Hinkle realizou uma análise longitudinal, combinando dados dos telescópios terrestres de Haleakalā, Mauna Loa e Maunakea, no Havaí, além do Sistema de Alerta de Asteroides da Universidade do Havaí e de diversos observatórios espaciais.

Essa abordagem científica rigorosa confirmou que os ENTs não são supernovas convencionais nem atividade típica de buracos negros supermassivos. Eles são fenômenos luminosos duradouros resultantes de estrelas muito massivas sendo devoradas por buracos negros.

Uma janela para o passado do Universo


Foto mais distante, e mais antiga, tirada pelo Telescópio Espacial James Webb: galáxia JADES GS-z14 • NASA, ESA, CSA, STScI, Brant Robertson (UC Santa Cruz), Ben Johnson (CfA), Sandro Tacchella (Cambridge), Phill Cargile (CfA)

Devido à sua luminosidade excepcional, explica o coautor Benjamin Shappee, professor do IfA, em comunicado, os transitórios nucleares extremos representam uma ferramenta revolucionária para investigar buracos negros supermassivos em galáxias distantes.

“Por serem tão brilhantes, podemos vê-los a vastas distâncias cósmicas — e, em astronomia, olhar para longe significa olhar para trás no tempo. Ao observar essas erupções prolongadas, obtemos insights sobre o crescimento de buracos negros quando o universo tinha metade de sua idade atual”, afirma Shappee.

Naquela época primordial, as galáxias eram ambientes extraordinariamente dinâmicos, formando estrelas e alimentando seus buracos negros supermassivos com intensidade dez vezes maior do que a observada atualmente.

A expectativa é que futuros observatórios, como o Vera C. Rubin (com início das operações marcado para 23 de junho de 2025) e o Telescópio Espacial Roman (com lançamento previsto para 2027), consigam detectar numerosos ENTs adicionais, revolucionando nossa compreensão dos buracos negros primitivos.

Astrônomos investigam por que buracos negros têm “batimento cardíaco”

 

You Might Also Like

Tarcísio cancela ida a Brasília em meio à pressão por anistia a Bolsonaro

Sem previsão de chuva, semana será de calor extremo e secura no DF

Plataforma cria alternativa para que moradores de comunidade possam andar de avião; conheça

Desaparecidos no PR: munições são encontradas em propriedade alvo de dívida 

Armado com faca, ladrão entra em ônibus e rende passageiros no DF

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Tá no BID! Novos contratados do Bahia podem estrear em duelo decisivo contra o Fluminense pela Copa do Brasil

26 de agosto de 2025
Junho Verde: O ciclo ambiental que impacta a economia e a vida das pessoas; conheça a economia circular em Salvador
RJ: Colégio diz para alunos “irem direto para casa” após assaltos no bairro 
Cantor Alceu Valença celebra dez anos do bloco Bicho Maluco Beleza 
Suspeito do caso Madeleine McCann não deve sofrer acusação, diz promotor 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?