As primeiras unidades da nova Ferrari 12Cilindri já desembarcaram no Brasil e começarão a ser entregues a seus compradores nos próximos dias. Substituto da 812 Superfast, este novo Grand Touter da Ferrari foi apresentado ao mundo em maio do ano passado e não abandona o motor V12 aspirado, tampouco se rende à eletrificação.
A Ferrari 12Cilindri tem preço inicial de R$ 7,9 milhões, mas há uma série de opcionais e itens de personalização (como bancos, teto e outros elementos em fibra de carbono) que elevam o preço final. A Via Itália, representante da Ferrari no Brasil, diz já ter 20 unidades pedidas entre a versão fechada e a conversível, Spider. As primeiras 12Cilindri Spider chegam ao Brasil no final do ano.

Pudemos conhecer uma das primeiras 12Cilindri destinadas ao Brasil, na cor branco ártico, que deixa bem evidente o contraste entre a cor da carroceria e as partes na cor preta característica deste modelo. Isso porque sua inspiração foi a lendária 365 GTB4 Daytona, produzida entre 1968 e 1973, e com uma faixa preta marcante entre os faróis e com saídas de ar no capô nas mesmas posições.
Na traseira, após o vidro em forma de delta, a máscara preta reaparece entre as lanternas. Em vez de um spoiler fixo, há duas abas ativas, uma de cada lado disfarçadas como o final dos para-lamas. Entre 60 km/h e 300 km/h, elas se elevam automaticamente 25 mm/10 graus, e o carro assume a posição de alta carga aerodinâmica.

A cabine tem painel simétrico, como se motorista e carona tivessem seu próprio cockpit. O carona também tem sua própria tela, com 8,8 polegadas, enquanto a central multimídia (com Android Auto e Apple Carplay) tem 10,25 polegadas. A maior tela é a do quadro de instrumentos, com 15,6 polegadas. É tão grande que a Ferrari dispensou o head-up display.
Quase todos os botões e comandos estão no volante, pois nem hastes atrás dele as Ferrari têm – só as enormes borboletas de fibra de carbono. O que há no console é, basicamente, um local para a chave, as chaves seletoras de marcha, um porta-copos e uma base de carregamento sem fio para smartphones. Cabe ao proprietário escolher onde será couro ou Alcantara, o tipo do couro e também a cor dos materiais e as costuras. Os bancos também podem ser trocados.

O motor V12 6.5 aspirado hoje chama-se F140-HD e vem sendo atualizado desde 2002, quando apareceu na Ferrari Enzo. Agora produz 830 cv (9.500 rpm) e 69,1 kgfm (7.250 rpm), um novo recorde extraído de um motor de Maranello naturalmente aspirado de produção em série.
O software de gerenciamento do motor foi desenvolvido para variar o torque máximo dependendo da marcha selecionada, com o objetivo de gerar uma resposta mais suave e progressiva ao trocar de marcha. Ao mesmo tempo, o câmbio de dupla embreagem com oito marchas teve suas relações encurtadas em 5% na comparação com sua aplicação na SF90 Stradale.

A Ferrari declara um tempo de 0 a 100 km/h de 2,9 s e de 0 a 200 km/h e 7,9 s para o cupê, que é relativamente leve: tem 1.560 kg. A velocidade máxima declarada é de 340 km/h.
Confira as impressões ao dirigir a Ferrari 12Cilindri aqui.