By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Ferrari 849 Testarossa já nasce clássica e substitui a SF90 com V8 de 1.050 cv
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Ferrari 849 Testarossa já nasce clássica e substitui a SF90 com V8 de 1.050 cv
outros

Ferrari 849 Testarossa já nasce clássica e substitui a SF90 com V8 de 1.050 cv

Última atualização: 9 de setembro de 2025 15:17
Published 9 de setembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

A nostalgia bateu forte em Maranello. Em 1984, a Ferrari homenageou a 250 Testa Rossa, campeã do Mundial de Carros Esportivos de 1957, com suas icônicas tampas do comando de válvulas pintadas em vermelho (a tradução literal de “Testa Rossa”). Agora, a marca italiana decide reviver essa lenda com a Ferrari 849 Testarossa, a sucessora da SF90 Stradale.

Contents
A primeira Testarossa sem 12 cilindros415 kg de downforceDinâmica aprimoradaDesign moderno com um toque retrô
  • Relacionadas
  • NotíciasFerrari registra tecnologia que evita ‘raspar’ a frente do carro1 set 2025 – 08h09
  • NotíciasFerrari Amalfi substitui a Roma com V8 mais potente e mais botões físicos1 jul 2025 – 17h07
  • NotíciasFerrari ganha R$ 800.000 por carro vendido e é a marca que mais fatura por venda5 abr 2025 – 09h04

O novo supercarro está disponível nas carrocerias cupê e Spider. Mas se a Testarossa original, com seu V12 central-traseiro, marcou época de 1984 a 1996, com seu 4.9L de 390 cv, sua nova encarnação é a Ferrari de produção em série mais potente já feita, mesmo trocando o V12 por um V8.

A  Testarossa original ainda evoluiu para as versões 512 TR e F512M. Seu motor de 4.9 litros e 390 cv o levava de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, com máxima de 290 km/h – números que hoje nos fazem sorrir, mas que na época eram de outro planeta. Com 9.439 unidades produzidas, o modelo garantiu seu lugar no Olimpo dos supercarros.

A primeira Testarossa sem 12 cilindros

Esqueça o V12. O coração da 849 Testarossa é um sistema híbrido plug-in (PHEV) que une um motor V8 4.0 biturbo de 830 cv a três motores elétricos que somam mais 220 cv. O resultado? Uma potência combinada de absurdos 1.050 cv, um novo recorde para um carro de rua da Ferrari.

O V8 biturbo foi extensamente retrabalhado para render 50 cv a mais que na SF90. São 208 cv por litro, graças ao maior turbocompressor já usado pela Ferrari, novos cabeçotes, bloco, coletores de escape, parafusos de titânio e sistema de combustível.

Para dar conta do aumento de potência, o sistema de arrefecimento foi reforçado em 15%. E para não ganhar peso, a Ferrari usou materiais ainda mais leves, mantendo o peso da SF90 Stradale. Com isso, a 849 Testarossa crava a melhor relação peso/potência da história da marca: 1,5 kg/cv.

Continua após a publicidade

O sistema PHEV é herdado da SF90. Dois motores elétricos no eixo dianteiro formam o sistema RAC-e (Regulador Eletrônico de Curva), que gerencia a tração 4×4 e a vetorização de torque para máxima performance em curvas. O terceiro motor elétrico fica no eixo traseiro, com funcionamento inspirado nos carros de F1 da Scuderia.

A regeneração de energia na frenagem foi aprimorada para uma sensação mais natural no pedal. Os quatro modos de condução do eManettino no volante (eDrive, Hybrid, Performance e Qualify) foram recalibrados para a nova performance.

As performances são, é redundante escrevê-lo, sensacionais. Precisa de menos de 2,3 s para chegar aos 100 km/h e em 6,35 s chegará aos 200 km/h. A velocidade máxima supera os 330 km/h. Os novos freios estancam o carro vindo a 100 km/h em 28,5 m.

Na pista de testes de Fiorano, a 849 Testarossa virou uma volta em 1m17,5s. Isso a coloca como o terceiro carro de rua mais rápido da história da marca, atrás apenas da F80 (1m15,3s) e da SF90 XX (1m17,3s), e 1,5 segundo mais veloz que sua antecessora direta, a SF90 Stradale.

Continua após a publicidade

No modo eDrive, totalmente elétrico, a Testarossa deste século pode rodar até 25 km a velocidades de até 135 km/h, usando uma bateria de 7,45 kWh, posicionada para garantir um centro de gravidade baixo e uma distribuição de peso ideal (44% na frente, 56% atrás).

Até o som das trocas de marcha foi pensado. A calibração do motor, inspirada na SF90 XX Stradale, amplifica o som em condução esportiva. A ideia é gerar a sonoridade de um carro de corrida, especialmente a partir do modo “Race” do Manettino.

Uma das maiores obsessões da Ferrari foi fazer o V8 soar como os antigos V12. O timbre foi trabalhado em todas as rotações, especialmente em baixas e médias frequências. Ao se aproximar do limite de 8.300 rpm, o som, a aceleração e a vibração se unem para criar uma experiência imersiva para os ocupantes.

415 kg de downforce

A aerodinâmica foi inspirada em ícones das pistas como a 512 S e a FXX-K. O objetivo era claro: otimizar o arrefecimento e aumentar o downforce. A 250 km/h, a Ferrari 849 Testarossa gera 415 kg de carga aerodinâmica, 25 kg a mais que a SF90 Stradale.

Continua após a publicidade

A traseira, com seu design de “cauda dupla” inspirado na 512 S, e o spoiler ativo, agora 2 kg mais leve, garantem a máxima aderência. O spoiler pode alternar entre os modos de baixa resistência e alta carga aerodinâmica em menos de um segundo, gerando até 100 kg de downforce a 250 km/h.

Dinâmica aprimorada

A dinâmica da 849 Testarossa partiu da já excelente SF90 Stradale, com foco em aprimorar a aderência, a resposta dos pneus e a eficiência dos freios. Os controles eletrônicos foram evoluídos com o sistema Ferrari Integrated Vehicle Estimator (FIVE), que cria um “gêmeo digital” do carro em tempo real, melhorando o controle de tração e o sistema e4x4.

A suspensão foi recalibrada, resultando em 3% a mais de performance lateral e uma redução de 10% na rolagem da carroceria. Os pneus de série são Bridgestone Potenza Sport ou Pirelli P Zero, com os Michelin Pilot Sport Cup 2R como opcionais para quem vive nas pistas.

Design moderno com um toque retrô

A equipe do designer Flavio Manzoni buscou um equilíbrio entre o passado e o futuro. As linhas da Ferrari 849 Testarossa são inspiradas na aeronáutica e nos protótipos de corrida dos anos 70, com a dianteira remetendo a modelos dos anos 80. As portas, com sua modelagem tridimensional, são um show à parte.

Continua após a publicidade

Por dentro, o painel horizontal de uma berlinetta se funde ao cockpit de um monoposto de corrida. O volante mescla comandos digitais e analógicos, incluindo o icônico botão de partida. A conectividade é garantida com Apple CarPlay e Android Auto, e há carregamento sem fio para smartphones no túnel central.

Os bancos estão disponíveis em duas versões: uma focada no conforto e outra mais esportiva, com estrutura em fibra de carbono.

A versão conversível, 849 Testarossa Spider, foi apresentada junto com o cupê. A capota rígida retrátil abre ou fecha em apenas 14 segundos, a até 45 km/h. Um inovador defletor de vento atrás dos bancos minimiza a turbulência, garantindo o máximo conforto a céu aberto. O design da traseira foi pensado para que, mesmo com a capota aberta, a performance aerodinâmica seja idêntica à do cupê.

Publicidade

You Might Also Like

PM de férias é baleado em bar e tem pistola roubada

Turista é preso após tentar afogar companheira grávida em praia

Presidente da Ucrânia pede apoio militar após novos bombardeios russos

Empresário que levou Neymar ao Barcelona desaprovou ida do craque ao PSG 

Empresário projeta próximas grandes vendas do futebol brasileiro 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Dois suspeitos morrem em troca de tiros com PMs em Saubara

9 de fevereiro de 2025
Leo Dias vai parar na UTI de hospital em São Paulo após contrair doença infecciosa; saiba detalhes
O que a crise na Síria pode significar para o equilíbrio de forças no Oriente Médio? 
Maresca confirma ausência de Palmer e projeta semana decisiva do Chelsea 
Transição energética com impacto social 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?