By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Fiat mais caro da história, 130 Coupé conquistou até Enzo Ferrari
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Fiat mais caro da história, 130 Coupé conquistou até Enzo Ferrari
outros

Fiat mais caro da história, 130 Coupé conquistou até Enzo Ferrari

Última atualização: 9 de fevereiro de 2025 15:14
Published 9 de fevereiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Plenamente recuperada, a Europa dos anos 1960 já estava preparada economicamente para consumir automóveis tão sofisticados quanto os que inundaram o mercado norte-americano logo após o término da Segunda Guerra Mundial. Foi o momento ideal para a aparição de superesportivos e automóveis de classe internacional como o Fiat 130.

Contents
Cadastro efetuado com sucesso!Ficha Técnica – Fiat 130 Coupé 1974
  • Relacionadas
  • ClássicosClássico: Fiat Uno Turbo era foguete de bolso para quem podia pagar8 jan 2022 – 11h01
  • ClássicosClássicos: Fiat Prêmio CS, um sedã espaçoso como o Uno12 fev 2021 – 19h02
  • NotíciasClássicos: Fiat 1400, a influência americana7 mar 2018 – 21h03

A primeira aparição do 130 ocorreu no Salão de Genebra de 1969: um sedã (Berlina) de quatro portas com 4,75 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 2,72 metros entre os eixos e um estilo retilíneo assinado pelo designer Felice Mario Boano, caracterizado pelos três volumes bem definidos, linha de cintura baixa e ampla área envidraçada.

clássicos | FIAT 130 BERLINA / COUPé
Folgas entre painéis da carroceria: resultado da produção artesanalFernando Pires/Quatro Rodas

Desenvolvida pelo projetista Dante Giacosa, a carroceria monobloco contava com suspensão independente nas quatro rodas, que também recebia freios a disco. Sob o capô estava um motor de seis cilindros em V e 2,8 litros projetado por ninguém menos que Aurelio Lampredi (engenheiro que trabalhou para Isotta Fraschini e Ferrari): seus 140 cv a 5.400 rpm eram apenas suficientes para embalar os 1.570 kg do sedã.

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram

Item de série, a transmissão automática BorgWarner seguia o padrão do mercado com apenas três marchas. A lista de opcionais incluía ar-condicionado, vidros com acionamento elétrico, diferencial autoblocante, rodas de liga leve, ignição eletrônica, bancos revestidos de couro e o câmbio manual ZF de cinco marchas.

Continua após a publicidade
clássicos | FIAT 130 BERLINA / COUPé
Padrão de acabamento digno de italianos como Lancia, Maserati e Alfa Romeo. Revestimento de couro era opcionalFernando Pires/Quatro Rodas

O objetivo da Fiat era bem claro: disputar com modelos de prestígio como BMW Neue Klasse e Mercedes-Benz W 114. O acabamento interno era esmerado, com uma qualidade de construção inimaginável para um Fiat: bancos confortáveis para cinco ocupantes e um painel com velocímetro em escala horizontal.

O fato é que poucas pessoas se convenceram a pagar tão caro por um automóvel de uma marca com tradição nos segmentos mais populares. Para alavancar suas vendas, a Fiat encomendou ao encarroçador Sergio Pininfarina um cupê ainda mais exclusivo. Desenhado por Paolo Martin e Leonardo Fioravanti, o 130 Coupé foi apresentado no Salão de Genebra de 1971 com personalidade própria e totalmente distinta do 130 Berlina.

clássicos | FIAT 130 BERLINA / COUPé
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Com 4,48 metros, o Coupé era ligeiramente maior que o Berlina e consideravelmente mais avançado em estilo, com destaque para os quatro faróis retangulares. Era ainda mais caro que o Berlina, figurando na mesma faixa de preço do BMW E9 e Mercedes C107. Curiosamente, custava pouco menos que um Fiat Dino Coupé.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Sob o capô estava o mesmo V6 projetado por Lampredi, mas com cilindrada ampliada para 3,2 litros: a potência saltou para 165 cv a 5.600 rpm e o novo motor também passou a impulsionar o Berlina. Ainda assim o 130 deixava a desejar frente à concorrência: nunca acelerou de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos e jamais superou a barreira dos 200 km/h.

clássicos | FIAT 130 BERLINA / COUPé
Painel com instrumentação completa, incluindo manômetro e termômetro de óleoFernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Apesar da baixa performance, o conforto de rodagem cativou proprietários ilustres como Enzo Ferrari, Sophia Loren e Marcello Mastroianni. “Há pelo menos quatro unidades do 130 Coupé registradas no Brasil”, conta o especialista Alexandre Galindo. “Uma delas pertenceu ao comendador Ermelino Matarazzo. O exemplar das fotos foi importado para o industrial Luigi Papaiz e permanece aos cuidados de sua família.”

O acabamento interno e a qualidade de construção também mereciam destaque: o Coupé era produzido em escala artesanal na lendária fábrica da Pininfarina em Grugliasco. O 130 Berlina serviu de base para a perua 130 Familiare, que teve apenas quatro unidades produzidas. Foram encomendadas pela família Agnelli, para servir os irmãos Gianni e Umberto. O 130 Coupé inspirou o desenvolvimento da perua Maremma, cujo único exemplar foi exibido no Salão de Turim de 1974.

clássicos | FIAT 130 BERLINA / COUPé
Desenvolvido por Aurelio Lampredi, o V6 tinha números de torque e potência bem conservadoresFernando Pires/Quatro Rodas

A produção do 130 Berlina foi encerrada em 1976, com pouco mais de 15.000 unidades. O 130 Coupé permaneceu em linha até meados de 1977: menos de 4.500 unidades deixaram a fábrica. O 130 foi a primeira e última investida da Fiat no segmento premium, mas hoje é disputado por colecionadores no mundo todo.

Continua após a publicidade

Ficha Técnica – Fiat 130 Coupé 1974

Motor: longitudinal, 6 cilindros em V, 3.235 cm3, alimentado por carburador de corpo duplo
Potência: 165 cv a 5.600 rpm
Torque: 25,5 kgfm a 3.400 rpm
Câmbio: manual de 5 marchas, tração traseira
Carroceria: fechada, 2 portas, 5 lugares
Dimensões: comprimento, 484 cm; largura, 176 cm; altura, 138 cm; entre-eixos, 272 cm; peso, 1.555 kg
Pneus: 205/70 VR 14

Publicidade

You Might Also Like

Veja lista dos piores acidentes aéreos do mundo nos últimos anos 

Sindicato critica PMs do DF que xingaram delegado de “arrombado”

Ipsos-Ipec: Pesquisa mostra nova queda na aprovação do Governo Lula

Festa Junina: conheça as diferenças das celebrações entre as regiões 

Dilma: “Condenação de Kirchner é mais um exemplo de perseguição política” 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

“A Viagem”: Guilherme Fontes compartilha fotos do filho e web reage 

23 de maio de 2025
Justiça nega vínculo trabalhista em caso de funcionária do jogo do tigrinho 
Shakira escolhe look de estilista brasileiro em show no Rio de Janeiro 
Merck irá comprar empresa de biotecnologia SpringWorks por US$ 3,9 bi 
Governo brasileiro detona declaração apontada como racista de presidente da Conmebol: “Expressões inaceitáveis”
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?