Novo edital será divulgado em outubro com as regras e o cronograma para inscrição dos estudantes Educação, Ensino superior, FIES (Financiamento Estudantil), Governo Federal CNN Brasil
O MEC (Ministério da Educação) publicou nesta segunda-feira (22) o edital que regulamenta a oferta de vagas remanescentes do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) no segundo semestre de 2025.
As mantenedoras de instituições privadas de ensino superior têm de 1º a 8 de outubro para emitir o termo de participação no sistema FiesOferta. O prazo para retificação vai de 9 a 14 de outubro.
Segundo o MEC, poderão participar apenas cursos com avaliação positiva no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). As instituições precisam ter termo de adesão válido ao Fies e ao Fundo Garantidor (FG-Fies).
Um segundo edital, previsto para 14 de outubro, trará as regras e o cronograma para inscrição dos estudantes interessados nas vagas não ocupadas. A seleção será feita pela Sesu (Secretaria de Educação Superior), do MEC, com prioridade para cursos de medicina e observando critérios como conceito no Sinaes, demanda por região e disponibilidade orçamentária.
As faculdades devem divulgar em seus sites e em locais de grande circulação a lista de cursos e turnos com vagas disponíveis, além de oferecer acesso gratuito à internet para inscrições. É proibida a cobrança de taxas.
Com o Fundo de Financiamento Estudantil, os estudantes podem financiar a mensalidade de cursos de graduação presencial em universidades privadas. O valor a ser financiado é determinado com base na renda familiar mensal bruta do estudante.
Os candidatos em obter o financiamento estudantil devem atender aos seguintes requisitos:
-
- Ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a partir da edição de 2010;
- Nas cinco provas do Enem, ter conquistado média aritmética das notas igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a prova de redação;
- Ter renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 4.554).

