Casal submetia a vítima de 74 anos a fome, abandono e isolamento, resultando na morte do idoso em agosto deste ano Pará, -agencia-cnn-, Belém, Idoso, Idosos, Maus tratos, Morte, Pará (estado), Polícia Civil CNN Brasil
A PCPA (Polícia Civil da Bahia) divulgou, nesta quarta-feira (3), a prisão de uma mulher e o marido, suspeitos de causar a morte de um idoso de 74 anos por maus-tratos em Belém (PA). A vítima era pai e sogro do casal, que, segundo as investigações, o submetia a condições desumanas dentro da própria casa.
A Operação “Vox” foi deflagrada pela DPPID (Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa), com apoio da DPPcD (Delegacia de Proteção à Pessoa com Deficiência), para cumprir dois mandados de prisão preventiva contra o casal. A investigação começou após uma denúncia apontar que o idoso, atropelado anteriormente, passou a morar com o filho e a nora, onde teria ficado em situação de extrema vulnerabilidade.
De acordo com a delegada Caroline Batista, titular da DPPID, as apurações revelaram que o casal negava alimentação, assistência médica e cuidados básicos ao idoso. Abandonado e debilitado, ele morreu no dia 15 de agosto deste ano em decorrência das condições impostas pelos dois.
Testemunhas relataram situações que reforçam o cenário de violência e negligência. Segundo uma delas, a mulher costumava jogar restos de comida no prato da vítima, enquanto o homem impedia visitas de outros familiares, mantendo o idoso completamente isolado. Em outra ocasião, uma testemunha afirmou ter encontrado o idoso extremamente fraco e faminto. Ao oferecer comida, ele teria consumido tudo rapidamente, demonstrando o nível de privação que sofria.
Com base nos depoimentos e nas provas colhidas, a delegada representou pela prisão preventiva dos investigados. O pedido foi autorizado pela Vara de Juiz das Garantias da Região Metropolitana de Belém e cumprido na tarde de ontem (2). Após serem localizados, os dois foram conduzidos à unidade policial e permanecem à disposição da Justiça.
A PCPA reforça que denúncias de maus-tratos contra idosos podem ser feitas presencialmente na Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa, na Rua Domingos Marreiros, 2019, bairro do Umarizal, em Belém, ou pelo Disque-Denúncia, no número 181.

