By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Filipinas: Duterte é forçado a embarcar em avião para Haia após prisão 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Filipinas: Duterte é forçado a embarcar em avião para Haia após prisão 
outros

Filipinas: Duterte é forçado a embarcar em avião para Haia após prisão 

Última atualização: 11 de março de 2025 12:46
Published 11 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Ex-presidente das Filipinas é acusado de crimes contra a humanidade
Este conteúdo foi originalmente publicado em Filipinas: Duterte é forçado a embarcar em avião para Haia após prisão no site CNN Brasil.  Internacional, Filipinas, Rodrigo Duterte, Tribunal de Haia, Tribunal Penal Internacional (TPI) CNN Brasil

Contents
Leia MaisGrupos civis pedirão impeachment da vice-presidente das FilipinasFilipinas: ex-presidente que prendeu rivais e criou “esquadrão da morte” ensaia retornoTribunal filipino inocenta opositora de Duterte após seis anos de prisão

O ex-presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, foi “levado à força” para um avião com destino a Haia, disse sua filha nesta terça-feira (11), horas após o político ter sido preso em consequência de um mandado do Tribunal Penal Internacional (TPI) sobre uma repressão brutal e de anos de duração contra as drogas que deixou milhares de seus cidadãos mortos.

“Eles estão levando-o para um avião à força sem considerar suas condições de saúde”, escreveu Veronica Duterte no Instagram. A Reuters também relatou que Duterte havia embarcado em um avião.

Em uma declaração separada ao veículo local Philippine Star, Sara Duterte – que também é vice-presidente do país – disse que seu pai estava sendo levado para Haia. “Enquanto escrevo isso, ele está sendo levado à força para Haia esta noite. Isso não é justiça – isso é opressão e perseguição”, disse ela, de acordo com o canal.

Leia Mais

  • Grupos civis pedirão impeachment da vice-presidente das Filipinas

    Grupos civis pedirão impeachment da vice-presidente das Filipinas

  • Filipinas: ex-presidente que prendeu rivais e criou "esquadrão da morte" ensaia retorno

    Filipinas: ex-presidente que prendeu rivais e criou “esquadrão da morte” ensaia retorno

  • Tribunal filipino inocenta opositora de Duterte após seis anos de prisão

    Tribunal filipino inocenta opositora de Duterte após seis anos de prisão

Duterte, 79, foi detido no principal aeroporto da capital Manila após retornar às Filipinas de Hong Kong nesta terça-feira, acusado de crimes contra a humanidade. A CNN entrou em contato com a Interpol e o TPI para comentar.

O ex-líder liderou uma repressão feroz aos traficantes de drogas no país do Sudeste Asiático, mirando com zelo implacável e sangrento um comércio criminoso que havia despertado raiva generalizada entre seus apoiadores. A repressão matou mais de 6 mil pessoas com base em dados policiais, embora monitores independentes acreditem que o número de execuções extrajudiciais pode ser muito maior.

O TPI, que fica na cidade de Haia, nos Países Baixos, havia dito anteriormente que estava investigando Duterte, mas sua prisão, no entanto, pegou o país desprevenido. Imediatamente mobilizou sua multidão significativa de apoiadores, alguns dos quais confrontaram furiosamente a polícia do lado de fora da base aérea onde ele foi mantido por várias horas.

A prisão e remoção de Duterte do país é uma conclusão impressionante para uma passagem tempestuosa e violenta no topo da política das Filipinas. Duterte governou o país de 115 milhões de pessoas por seis anos, e sua guerra implacável contra as drogas deixou um legado sangrento. Apesar disso, ele é celebrado pelos eleitores, especialmente na cidade de Davao, onde serviu como prefeito por cerca de duas décadas antes de ascender à presidência.

Sua repressão às drogas matou milhares; muitas das vítimas eram jovens de favelas empobrecidas, baleados pela polícia e pistoleiros desonestos como parte de uma campanha para atingir traficantes. Isso levou a inquéritos internos e uma investigação do TPI que culminou na prisão desta terça. Duterte negou repetidamente a execução extrajudicial de supostos suspeitos, embora também tenha admitido abertamente ter ordenado à polícia que atirasse em suspeitos que resistissem à prisão.

Duterte retirou as Filipinas do TPI em 2019, em um movimento condenado pelos críticos como um esforço para se proteger da responsabilização. Mas, sob o mecanismo de retirada do TPI, o tribunal mantém a jurisdição sobre crimes cometidos durante o período de filiação de um estado – neste caso, entre 2016, quando seu mandato começou, e 2019, quando a retirada das Filipinas se tornou oficial.

Em um evento no domingo (9) em Hong Kong, Duterte atacou o TPI em meio a especulações de que sua guerra de prisões se aproximava. “Tenho um mandado… do TPI ou algo assim”, disse ele aos apoiadores. “O que eu fiz de errado? Fiz tudo o que pude no meu tempo, para que houvesse um pouco de silêncio e paz para as vidas dos filipinos.”

Suas ambições políticas não terminaram com o fim de seu mandato; Duterte se registrou em outubro para concorrer como prefeito em Davao.

E ele é apoiado por uma dinastia política que ainda exerce autoridade em todo o país. Sua filha Sara é vice-presidente do sucessor e rival político de Duterte, Ferdinand “Bongbong” Marcos Jr., e foi acusada no mês passado por uma série de crimes, que incluem conspiração para assassinar o novo presidente.

E seu filho Sebastian Duterte é o atual prefeito de Davao; ele planejava concorrer como vice-prefeito de seu pai nas eleições de meio de mandato do ano que vem.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Filipinas: Duterte é forçado a embarcar em avião para Haia após prisão no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Após voltar para academia com Ana Castela, Zé Felipe reclama: “Doído” 

Vitória x Bahia: escalações e onde assistir ao jogo do Brasileirão 

Ana Castela sobre amadurecimento: “Não vou ter 18 anos para sempre” 

JPMorgan diz que instituição analisa bancos na América Latina e na Europa 

Procon-SP questiona aéreas sobre tarifas que excluem bagagem de mão 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Musk chama de “terrorismo” o incêndio em concessionária da Tesla em Roma 

31 de março de 2025
Brasil registra menor número de nascimentos em quase 50 anos, diz IBGE 
China busca novos mercados após tarifas de Donald Trump 
Entenda decisão de Dino que determina criação de regras para emendas a universidades
MME: Brasil terá acesso a financiamento de R$ 1,3 bi de fundo do clima 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?