By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Filme “Vitória” demorou quase 20 anos para sair do papel, diz diretor 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Filme “Vitória” demorou quase 20 anos para sair do papel, diz diretor 
outros

Filme “Vitória” demorou quase 20 anos para sair do papel, diz diretor 

Última atualização: 13 de março de 2025 05:00
Published 13 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Produção estrelada por Fernanda Montenegro é baseada em caso real e tem Andrucha Waddington na direção; filme estreia nesta quinta-feira (13) nos cinemas
Este conteúdo foi originalmente publicado em Filme “Vitória” demorou quase 20 anos para sair do papel, diz diretor no site CNN Brasil.  Entretenimento, #CNNPop, Cinema, Fernanda Montenegro CNN Brasil

Contents
Fernanda Montenegro abre ano da ABL lendo Krenak e Machado de Assis“Ainda Estou Aqui” se torna 7º filme nacional mais visto desde 2002“Vitória”: Fernanda Montenegro vai à pré-estreia de novo filme em SPConstrução de “Vitória”O trabalho com Joana da PazAssista ao trailer de “Vitória”:

Baseado em um caso real, o filme “Vitória”, estrelado pela atriz Fernanda Montenegro, 95, estreia nesta quinta-feira (13) nos cinemas. Por se tratar de um assunto delicado, o longa-metragem demorou quase duas décadas para sair do papel.

Em material obtido pela CNN, o diretor Andrucha Waddington, genro de Montenegro e responsável por assumir a obra, deu detalhes de como foi o cuidado com a construção do filme, tal como o contato com a protagonista real da história (que possuía identidade protegida pelo programa de proteção à testemunha), e como espera que seja o impacto causado pela produção.

  • Fernanda Montenegro abre ano da ABL lendo Krenak e Machado de Assis

    Fernanda Montenegro abre ano da ABL lendo Krenak e Machado de Assis

  • "Ainda Estou Aqui" se torna 7º filme nacional mais visto desde 2002

    “Ainda Estou Aqui” se torna 7º filme nacional mais visto desde 2002

  • "Vitória": Fernanda Montenegro vai à pré-estreia de novo filme em SP

    “Vitória”: Fernanda Montenegro vai à pré-estreia de novo filme em SP

Fernanda Montenegro interpreta a protagonista Dona Nina, que vive em uma favela cercada de violência. Certo dia, ela decide documentar os crimes por conta própria, a partir de filmagens registradas em fitas VHS, feitas da janela de sua casa na zona sul do Rio.

Na vida real, os crimes foram registrados por Joana da Paz, mulher que foi a responsável por desmascarar uma grande quadrilha de traficantes e policiais corruptos. O caso foi acompanhado pelo jornalista Fabio Gusmão, que revelou todos os detalhes em uma matéria publicada em 2005. Quando a reportagem foi ao ar, a mulher foi rebatizada de “Vitória” e acabou sendo obrigada a viver “escondida” até sua morte, em 2023.

“Uma semana após a matéria do Fábio Gusmão sair no Jornal Extra, encontrei com ele e disse que queria fazer um filme inspirado na vida de Dona Vitória, mas tinha medo de expô-la. Achava que seria bom esperar uns 20 anos, pois sabia que ela havia entrado para o programa de proteção”, contou o Andrucha.

“Passada uma década, Fábio já havia escrito o livro sobre a história de Dona Vitória e Breno Silveira me ligou demonstrando enorme desejo de realizar o filme, eu achei ótimo e passei todo o material para ele desenvolver o projeto”, continuou.

Breno Silveira, no entanto, faleceu logo no início das filmagens, em maio de 2022, momento em que o marido de Fernanda Torres assumiu a direção.

Construção de “Vitória”

Segundo o cineasta, o filme é sobre um enfrentamento solitário. “Tentamos ser absolutamente realistas na direção de arte e fotografia, assim como na maquiagem e figurino, retratando uma Copacabana crua e, de certa forma, claustrofóbica”, explicou.

O longa-metragem também buscou ser “cru” e “neorrealista”, onde a dura realidade se impõe em todos os aspectos da vida da personagem.

Ele e a equipe buscaram ter o cuidado de que o filme não caísse no “melodrama de uma senhora frágil e amedrontada”. “Dona Nina é uma mulher resiliente que, por exemplo, chega na delegacia e fala de igual para igual com o major ou com quem for preciso”, ressaltou ele.

“Minha busca foi construir essa personagem enfatizando sua humanidade com seus sonhos e fragilidades. Ela é uma personagem extraordinária, uma mulher fiel aos seus
princípios e disposta a ultrapassar os limites de sua vida cotidiana para lutar pelo que acredita ser certo. Ela é testemunha de uma realidade em que a violência se impõe no seu dia a dia. Sente-se profundamente perturbada pela omissão da polícia e também pela inação dos que vivem no seu prédio.”

O trabalho com Joana da Paz

A relação entre o filme e a verdadeira personagem, Dona Joana, sempre levou em consideração seu receio de ser reconhecida, explicou Andrucha. Ele chegou a ter conversas com Joana da Paz, mas trabalhou para garantir a segurança da mulher.

“Todas as decisões criativas buscaram distanciar sua identidade da personagem Nina, garantindo sua segurança. Por esse motivo, todo o material registrado durante as conversas de pesquisa foi filmado contra uma parede, já que Joana temia até mesmo que o ambiente ao seu redor pudesse revelar sua identidade e localização.”

Joana da Paz faleceu dia 22 de fevereiro de 2023, meses após a conclusão das filmagens.

“Eu acho que o público pode esperar um filme muito emocionante. ‘Vitória’ fala sobre uma situação social brasileira presente em praticamente toda grande cidade do país, através de uma heroína improvável e sua relação com um repórter incansáve, que lhe estende as mãos e faz de tudo para a proteger até as últimas consequências, criando uma linda história de amor fraterno entre os dois”, conclui o diretor.

Assista ao trailer de “Vitória”:

Relembre 5 atuações premiadas de Fernanda Montenegro

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Filme “Vitória” demorou quase 20 anos para sair do papel, diz diretor no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Trump promete tarifa de 10% para quem se alinhar às políticas dos Brics 

Trump diz que enviará cartas tarifárias a mais de 100 países nesta segunda 

PMDF apreende 43 kg de skunk, com valor estimado em R$ 600 mil

“Vale Tudo”: bastidores mostram gravação de cena icônica da novela 

China e Rússia apoiam Brasil e Índia no Conselho de Segurança; entenda 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Juventus x PSV: horário e onde assistir ao jogo da Champions League 

11 de fevereiro de 2025
Bombeiros mexicanos iniciam primeiro dia de trabalho em Los Angeles 
Estamos vivendo crise institucional gravíssima, diz Srour, do UBS GWM 
Cibersegurança: o custo de não fazer
Tokenização de investimentos: menos papelada, mais deferimento, dentro da lei
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?