By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Fim da escala 6×1: o que pode mudar para empregados e empregadores? 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Fim da escala 6×1: o que pode mudar para empregados e empregadores? 
outros

Fim da escala 6×1: o que pode mudar para empregados e empregadores? 

Última atualização: 19 de agosto de 2025 15:02
Published 19 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Especialistas falam sobre como a substituição da escala pode afetar trabalhadores e empresas; tema volta a ser discutido na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (19)  Política, Câmara dos Deputados, Erika Hilton CNN Brasil

Contents
Leia MaisCâmara volta a debater fim da escala 6×1 nesta terça-feiraPlanalto discute fim da escala 6×1 e reforma do IR com movimentos sociaisGleisi diz que fim da escala 6×1 será uma das prioridades do governoEntenda o que pode mudar para empregados e empregadoresQuem ou quais setores seriam impactados pelo fim da escala 6×1?A mudança pode gerar aumento de custos trabalhistas e operacionais para as empresas?

O fim da escala de trabalho 6×1 — seis dias trabalhados para uma folga, volta a ser discutido na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (19), com a instalação de uma subcomissão especial para o tema.

A subcomissão é vinculada à Comissão de Trabalho da Câmara e será presidida pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP, com Luiz Gastão (PSD-CE) responsável pela relatoria. Os congressistas poderão convocar audiências públicas e reuniões com especialistas e sociedade civil.

A proposta de Hilton (PEC 8/25), protocolada em fevereiro na Câmara, sugere a redução da jornada máxima de trabalho para 36 horas semanais, em 4 dias por semana. O texto teve adesão de 226 deputados. A maior parte das assinaturas é de deputados do PT e do PSOL, mas o texto também tem apoio de congressistas do Republicanos, do União, do MDB e do PL.

Leia Mais

  • Câmara volta a debater fim da escala 6x1 nesta terça-feira

    Câmara volta a debater fim da escala 6×1 nesta terça-feira

  • Planalto discute fim da escala 6x1 e reforma do IR com movimentos sociais

    Planalto discute fim da escala 6×1 e reforma do IR com movimentos sociais

  • Gleisi diz que fim da escala 6x1 será uma das prioridades do governo

    Gleisi diz que fim da escala 6×1 será uma das prioridades do governo

Entenda o que pode mudar para empregados e empregadores

Para a advogada trabalhista Elisa Alonso, a substituição da escala 6×1, se aprovada, representará uma mudança significativa no cotidiano e trará um impacto maior aos empregadores.

“Em termos práticos, ainda que a substituição da jornada 6×1 assegure ao trabalhador maior tempo de fruição do lazer e de convivência social, a medida é de inegável repercussão econômica que não pode ser desconsiderada. Isto porque, ainda que atenda ao princípio constitucional da valorização social do trabalho, a redução da jornada sem diminuição salarial implicará em aumento de custos operacionais para o empresário, que terá de contratar mais mão de obra ou ampliar o pagamento de horas extras”, disse a advogada.

O advogado trabalhista Luís Gustavo Nicoli diz que a substituição da escala para os empregados dispõe de uma “possibilidade de maior equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, redução de desgaste físico e mental, alinhando-se à pauta de saúde ocupacional”.

Priscilla Pacheco, advogada em Direito e Processo do Trabalho, destacou ainda que “além da 5×2, a legislação já admite outras escalas, como a 12×36, muito utilizada em hospitais e na área de vigilância, o que demonstra que a CLT contempla modelos alternativos de jornada. Ainda assim, a 6×1 continua sendo a regra mais comum no regime geral e sua substituição representaria um grande impacto”.

Quem ou quais setores seriam impactados pelo fim da escala 6×1?

Segundo Alonso, os principais setores que seriam afetados pelo fim da escala 6×1 é o dos trabalhos essenciais como comércio, serviços e indústria.

“Categorias profissionais com regras próprias, como jornalistas, bancários e médicos, tenderiam a não ser diretamente atingidas, já que possuem legislação específica ou convenções coletivas que estabelecem jornadas diferenciadas”, disse a advogada.

Pacheco vai na mesma linha, ressaltando que “os setores mais impactados seriam aqueles que dependem de funcionamento contínuo e atendimento diário ao público, como o comércio, supermercados, bares, restaurantes, postos de combustíveis, hospitais, transporte e outros serviços essenciais. Nesses ramos, a escala 6×1 é amplamente utilizada porque permite compatibilizar a jornada de 44 horas semanais com a necessidade de operação quase ininterrupta”

A mudança pode gerar aumento de custos trabalhistas e operacionais para as empresas?

“Há uma tendência de aumento de custos, sobretudo em atividades que exigem mão de obra contínua. A redução da jornada, sem diminuição proporcional dos salários, obriga à contratação de mais empregados ou ao pagamento mais frequente de horas extras”, expôs Elisa.

Luís Gustavo diz esperar que a subcomissão traga os dados dos impactos econômicos para que haja um debate balanceado.

“O tema já tem resistências, sobretudo do setor empresarial, que alerta para os custos associados à redução da jornada. Estudos anteriores da CNI, por exemplo, apontam para impactos bilionários, especialmente num modelo de adoção acelerada, sem ganhos consistentes de produtividade”, declarou o advogado.

“É importante destacar que a mudança também pode trazer efeitos positivos de médio e longo prazo. Jornadas mais equilibradas tendem a reduzir afastamentos médicos, diminuir riscos de acidentes de trabalho, melhorar a motivação dos empregados e reduzir a rotatividade. Esses fatores, embora não sejam imediatamente perceptíveis na folha de pagamento, impactam de forma positiva a gestão dos custos operacionais das empresas.

Atualmente, a Constituição estabelece que a carga de trabalho seja de até oito horas diárias e até 44 horas semanais.

Segundo o relator Luiz Gastão, um parecer será apresentado em 90 dias, depois que ouvir empresários, trabalhadores, professores universitários e o governo. A ideia é que o relatório seja discutido posteriormente na Comissão de Constituição e Justiça.

“Vamos ver que setores ainda seguem a escala 6 x 1 e que efeitos essa mudança teria”, afirmou Gastão em entrevista à Rádio Câmara.

*Com informações da Agência Câmara

 

You Might Also Like

Os dados e a lei

A nova desordem global e o teste de 2026

Idoso é flagrado em ato obsceno em varanda de frente para área com crianças em condomínio de Salvador; veja vídeo

Reduzir jornada por imposição legal é atalho sedutor que o Brasil ainda não pode pagar

Dia Internacional da Proteção de Dados: mais razões para lutar do que celebrar

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Continuarei minha pré-campanha até o final, diz Romeu Zema à CNN 

18 de dezembro de 2025
COP30: À CNN, Reino Unido defende mudança na arquitetura financeira global 
Michelle e Ibaneis são favoritos ao Senado pelo DF em 2026, diz pesquisa 
Bella Campos muda visual após Fátima, mas revela frustração: “Já desisti” 
Indústria critica alta da Selic a 13,25% e cita desaceleração do setor 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?