Corinthians e Cruzeiro se enfrentaram neste domingo (14) Futebol, CNN Esportes, Corinthians Feminino, Futebol brasileiro, Futebol feminino CNN Brasil
A final do Campeonato Brasileiro Feminino 2025 levou 41.130 torcedores à Neo Química Arena, neste domingo (14), no duelo entre Corinthians e Cruzeiro.
Foi o maior público do futebol no fim de semana, superando jogos do masculino em arenas como Maracanã, Allianz Parque e Morumbi.
Apesar de não quebrar o recorde histórico do torneio, a decisão alcançou a maior renda já registrada na modalidade: R$ 1,23 milhão.
O número de torcedores também superou a marca da ida da final, na Arena Independência, em Minas Gerais, quando 19.163 pessoas acompanharam o jogo.
No comparativo com o futebol masculino, os números se destacaram.
No sábado (13), Fluminense e Corinthians reuniram 21.091 no Maracanã. No domingo (14), o São Paulo recebeu o Botafogo no Morumbi diante de 38.713 torcedores, enquanto Palmeiras e Internacional tiveram 39.640 no Allianz Parque.
Na televisão, de acordo com os dados obtidos pelo Notícias da TV, a Globo registrou 11 pontos de audiência na Grande São Paulo com a transmissão da final. O índice representa aumento de 11,5% em relação à média alcançada pela fase final da competição nos últimos dois meses.
O Corinthians, que venceu o título, agora soma os cinco maiores públicos da história do futebol feminino no Brasil. Apenas as finais de 2023 (42.566 pessoas) e 2024 (44.529) superaram o público deste domingo.
Mercado está de olho
O cenário de crescimento tem sido observado também por especialistas. Para Renê Salviano, CEO da Heatmap, o futebol feminino atingiu um patamar de mercado consolidado.
“É um produto com visibilidade fantástica, que ainda vai crescer muito até a Copa do Mundo de 2027 no Brasil. As marcas que chegarem antes vão aproveitar fases melhores que virão”, afirmou.
Para a médica do esporte Flávia Magalhães, os recordes carregam um valor simbólico.
“São reflexo de anos de luta por espaço e investimento. Mostram às meninas que o futebol feminino é viável, profissional e inspira novas gerações a acreditarem em seus sonhos”, refletiu.
O movimento também tem atraído patrocinadores. A Start Bet, uma das apoiadoras da competição, vê o momento como estratégico.
“O futebol feminino passa por uma ampliação, não só no desempenho, mas também na visibilidade e presença midiática. Investir é colaborar para consolidar o crescimento da modalidade”, afirmou o CMO Diego Bittencourt.
Na mesma linha, a Luck.bet aposta na modalidade como posicionamento.
“A modalidade vive uma trajetória de ascensão com potencial de crescimento muito grande. Estar presente nas finais é uma forma de nos posicionarmos estrategicamente, dialogar com novos públicos e apoiar o esporte”, ressalta o CMGO Vitor Paulin.
Conmebol lança Liga das Nações Feminina com vagas para Copa de 2027