Poeta Paulo Leminski (1944-1989) é o autor homenageado na festa literária deste ano Entretenimento, #CNNPop, Flip, Literatura CNN Brasil
A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) deste ano começou na última quarta (30) e tem ampla programação oficial nesta quinta-feira (31).
O evento, que chega à 23ª edição em 2025, reúne escritores, poetas, intelectuais e artistas de diferentes partes do mundo para discutir literatura e questões contemporâneas, como identidade, autonomia feminina, memória e meio ambiente, entre outros.
O poeta Paulo Leminski (1944-1989) é o autor homenageado neste ano, e foi lembrado na mesa de abertura na quarta-feira, com Arnaldo Antunes.
Veja abaixo a programação oficial da Flip nesta quinta-feira:
Quinta-feira (31/07):
10h: Mesa 2 – caprichos e relaxos
Dois poetas que caminham muito bem entre a poesia e outros gêneros – o romance, a crônica – e que entendem a poesia não só como um exercício espontâneo, mas também desenhado com capricho para criar um projeto que faça sentido.
Local: Auditório da Matriz
Lilian Sais
Fabrício Corsaletti
Tarso de Melo (mediação)
12h: Mesa 3 – tristes tramas
A partir de prosas estonteantes, o reconhecimento de um lugar de dor e de transformação de que só as mulheres são capazes, para produzir a partir daí liberdade, desejo, escolha e autonomia.
local: Auditório da Matriz
Neige Sinno
Anabela Mota Ribeiro
Rita Palmeira (mediação)
15h: Mesa 4 – a casa, o mundo
O trabalho doméstico, com sua marca de violência e desigualdade social, é uma das heranças mais nefastas da escravidão na América Latina, e é tema dessas duas autoras tão diferentes, que foram capazes de tratar do tema com brilhantismo.
local: Auditório da Matriz
Alia Trabucco Zerán
Lilia Guerra
Micheline Alves (mediação)
17h: Mesa 5 – todas as formas
Em expressões muito distintas, a poesia e a prosa, a doçura e a crueldade, duas autoras com uma força narrativa impressionante se encontram na construção das possibilidades de uma nova literatura brasileira.
local: Auditório da Matriz
Mar Becker
Monique Malcher
Nanni Rios (mediação)
19h: Mesa 6 – a extraordinária vida comum
Com a matéria-prima dos dias comuns, usada por esses autores, é possível construir a literatura mais genuína, com humor, melancolia e o reconhecimento da fragilidade e da maravilha da vida.
local: Auditório da Matriz
Sandro Veronesi
Pedro Guerra
Gabriela Mayer (mediação)
21h: Mesa 7 – pequenos países, grandes movimentos
Do Burundi e da Costa do Marfim à França, dois autores que encarnam o tema da imigração com tudo que ele mobiliza: a nostalgia, o encontro com o inesperado, a adaptação e, sobretudo, a construção de uma identidade no movimento.
local: Auditório da Matriz
Gaël Faye
GauZ’
Adriana Ferreira Silva (mediação)
Serviço
Sobre a Flip
Onde: Paraty (303 km de São Paulo e 258 km do Rio de Janeiro)
Quando: 30 de julho a 03 de agosto
Ingressos: A partir de R$ 19,50 (meia)
Como assistir: a programação é transmitida ao vivo pelo site da Flip, pelo YouTube https://www.youtube.com/@flipfestaliteraria e pelo canal de TV Arte1
Quem é Elena Ferrante? Autora misteriosa tem livro eleito melhor do século