Em suas redes sociais, a esposa de Gilberto Gil já havia publicado um comunicado lamentando a morte em publicação conjunta com o cantor Entretenimento, #CNNPop, Gilberto Gil, Morte, Preta Gil CNN Brasil
A empresária Flora Gil, 65, utilizou as redes sociais para lamentar a morte de sua enteada, a cantora Preta Gil, 50.
“E agora? O amor é eterno. Juntas sempre. Juntas até o final da jornada. Você iluminou o mundo”, citou na legenda da publicação, em que aparece segurando a mão da artista.
Na noite de domingo (21), Flora já havia utilizado as redes sociais para comunicar a morte da cantora em uma publicação conjunta com o cantor Gilberto Gil, 83.
“É com tristeza que informamos o falecimento de Preta Maria Gadelha Gil Moreira, em Nova Iorque, onde estamos neste momento cuidando dos procedimentos para sua repatriação ao Brasil”, menciona um trecho do comunicado, que ainda pede compreensão de amigos, fãs e profissionais da imprensa.
A informação da morte da artista havia sido confirmada anteriormente à CNN por meio da assessoria da artista.
Ícone cultural brasileiro, Preta, filha de Gilberto Gil, era de uma família tradicional do cenário artístico e foi uma importante figura feminina, com voz ativa pela luta contra o racismo e a gordofobia e pelos direitos das mulheres e da comunidade LGBT+ por meio de suas produções e atuação no setor.
Preta deixa o filho Francisco e a neta, Sol. Sua carreira foi marcada por seis álbuns, além de um bloco de Carnaval no Rio de Janeiro, o Bloco da Preta, e atuação na publicidade, com a agência Mynd.
Em janeiro de 2023, Preta teve um câncer no intestino diagnosticado. Sempre otimista, a cantora compartilhava abertamente — nas redes sociais e em entrevistas à imprensa — seus desafios na batalha contra a doença. Relembre toda a trajetória de Preta Gil em busca à cura do câncer.
*em atualização