Missão Artemis II com quatro tripulante tem previsão de lançamento para o dia 6 de fevereiro; Nasa transportou neste sábado a SLS para a plataforma Ciência, -agencia-cnn-, Artemis II, Exploração espacial, exploração lunar, Foguete, Lua, Nasa CNN Brasil
A Nasa iniciou neste sábado (17) os preparativos finais para o lançamento da missão Artemis II, que pretende levar o homem novamente à Lua após mais de cinco décadas.
Neste sábado, o foguete Space Launch System (SLS), acoplado à cápsula Orion, de 98 metros, foi transportado do edifício de montagem para a plataforma de lançamento no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.
Veja vídeo abaixo do transporte, que deve ser concluído ao final do dia:
Os astronautas Jeremy Hansen, Christina Koch, Victor Glover e Reid Wiseman integram a equipe da missão Artemis II.
“Uma das razões pelas quais essas missões são tão importantes é a descoberta e o conhecimento que trazemos de volta à Terra, e esse é o objetivo principal. Temos tanto ciência geológica lunar quanto pesquisa humana nesta missão”, disse Koch.
Prevista para decolar em 6 de fevereiro, a missão levará quatro tripulantes para orbitar o satélite natural da Terra, retomando um feito que não ocorria desde a Apollo 17, em 1972, última missão tripulada com o mesmo destino.
Os astronautas não desembarcarão na Lua, mas estarão na órbita lunar.
Caso ocorram contratempos, a janela de lançamento inicial seguirá aberta até 11 de fevereiro. Se a Nasa não consiga lançar nesse período, uma nova tentativa será realizada na primeira semana de março.
A Nasa pretende com a missão Artemis II enviar astronautas para explorar a Lua em busca de descobertas científicas, benefícios econômicos e para construir as bases para as primeiras missões tripuladas a Marte.
A trajetória da Artemis 2 permitirá que a Orion percorra cerca de 7.562 quilômetros além do lado oculto da Lua. Com isso, os astronautas poderão observar a Lua em primeiro plano e a Terra a quase 400 mil quilômetros ao fundo.
Segundo a agência americana, a viagem de ida e volta deve durar cerca de quatro dias, aproveitando o campo gravitacional Terra-Lua para retornar sem necessidade de propulsão adicional. A missão completa terá duração estimada de 10 dias.
Mas por que a Artemis II não pousará na superfície lunar?
“A resposta curta é porque não tem capacidade para isso. Não se trata de um módulo de pouso lunar”, disse Patty Casas Horn, vice-líder de Análise de Missões e Avaliações Integradas da Nasa.
“Ao longo da história da Nasa, tudo o que fazemos envolve um certo risco, e por isso queremos garantir que esse risco faça sentido e aceitar apenas o risco necessário, dentro de limites razoáveis. Então, desenvolvemos uma capacidade, testamos, desenvolvemos outra capacidade e testamos novamente. E chegaremos a pousar na Lua, mas o programa Artemis II é realmente sobre a tripulação.”

