By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Ford 18, o carro que popularizou os hot rods e a paixão pelos motores V8
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Ford 18, o carro que popularizou os hot rods e a paixão pelos motores V8
outros

Ford 18, o carro que popularizou os hot rods e a paixão pelos motores V8

Última atualização: 28 de dezembro de 2024 15:00
Published 28 de dezembro de 2024
Compartilhe
Compartilhe
Christian Castanho
O cupê de três janelas é uma das carrocerias mais valorizadasChristian Castanho/Quatro Rodas

A paixão mundial pelos V8 foi consolidada no dia 31 de março de 1932, quando a Ford apresentou seu lendário Modelo 18. Foi o primeiro carro produzido em larga escala a oferecer um motor de oito cilindros dispostos em V, até então restrito a marcas de luxo como Lincoln, Peerless, Cunningham e Cadillac.

  • Relacionadas
  • TestesFord Mustang GT Performance: colocamos à prova o último muscle car V820 out 2024 – 09h10
  • NotíciasFord quer manter seus carros V8 em produção, mesmo que seja a única29 jan 2024 – 14h01
  • ClássicosFord Maverick GT trouxe a mística dos motores V8 americanos para o Brasil13 abr 2024 – 19h04

Sua origem remonta a 1929, quando a General Motors lançou o primeiro Chevrolet de seis cilindros, muito superior em suavidade e potência comparado ao Ford Modelo A de quatro cilindros.

O contra-ataque de Henry Ford teve início em julho de 1931, quando a engenharia de Dearborn foi encarregada de desenvolver um V8 com bloco fundido em peça única.

Christian Castanho
Portas suicidas eram populares nos anos 30Christian Castanho/Quatro Rodas

Henry Ford queria simplificar a produção do V8, viabilizando seu uso num automóvel popular. O projeto seguiu em segredo e ninguém entendeu quando a produção do Modelo A em River Rouge foi encerrada de repente em dezembro.

Revendedores chegaram a falir com os pátios vazios à espera dos Ford para 1932.

Continua após a publicidade

Christian Castanho
O estepe era montado na traseira ou nos estribos lateraisChristian Castanho/Quatro Rodas

O silêncio foi quebrado em 11 de fevereiro de 1932, quando o industrial anunciou o Modelo 18. A primeira unidade deixou a linha de montagem em março de 1932: o cupê Victoria teve a numeração do bloco marcada à mão pelo próprio Henry Ford durante a cerimônia de apresentação.

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram

O tradicional motor de quatro cilindros foi melhorado e mantido no Modelo B.

O aguardado Ford V8 chegou às lojas em abril. O talentos o Edsel Ford, filho do fundador, marcou presença no estilo, inspirado nos Lincoln. A dirigibilidade melhorou com o fim do avanço de ignição no volante e com a sincronização da segunda e terceira marchas. Qualquer motorista estava apto ao prazer de acelerar o V8 de 3,6 litros e 65 cv.

Continua após a publicidade

Christian Castanho
O galgo de Edsel Ford era o mesmo usado nos LincolnChristian Castanho/Quatro Rodas

Pesando cerca de 130 kg a menos que um Plymouth ou Chevrolet, o Modelo 18 era imbatível na relação peso/potência: acelerava de 0 a 96 km/h em 16,8 segundos e superava facilmente os 120 km/h.

Tornou-se o favorito de celebridades como o boxeador Jack Dempsey e o piloto Fred Frame, vencedor das 500 Milhas de Indianápolis de 1932.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

O Ford V8 foi logo incorporado à frota da polícia de Detroit mas também fez sucesso entre seus inimigos: garantiu as fugas do assaltante de bancos John Dillinger e do casal Clyde Barrow e Bonnie Parker.

Continua após a publicidade

Diz a lenda que Dillinger e Barrow enviaram cartas de agradecimento a Henry Ford.

Christian Castanho
<span class=”hidden”>–</span>Christian Castanho/Quatro Rodas

O Modelo 18 respondeu por 70% da produção em 1932, pois custava apenas US$ 50 a mais que o ModeloB em qualquer versão (11% mais caro no caso do Tudor Sedan).

Das dez opções de carroceria, o preferido foi o Tudor Sedan de duas portas, um pouco mais caro que o Chevrolet e muito mais barato que o Plymouth.

O desenvolvimento apressado do V8 rendeu problemas como trincas no bloco e consumo excessivo de óleo. A Ford reparou os motores danificados e preparou novidades para 1933.

Continua após a publicidade

Christian Castanho
O acesso ao V8 era pelas lateraisChristian Castanho/Quatro Rodas

Redesenhado, o V8 passou a se chamar Modelo 40, com 15 cm a mais entre os eixos e um sistema de ignição que elevou a potência para 75 cv.

O Modelo 40, de 1934, marcou o retorno da Ford à liderança do mercado e recebeu melhorias que o levaram a 85 cv.

Christian Castanho
<span class=”hidden”>–</span>Christian Castanho/Quatro Rodas

O cupê de três janelas das fotos, aos cuidados da PJS Restaurações Especiais, era o favorito dos hot rodders, que logo aprenderam a extrair ainda mais potência com comandos de válvulas esportivos e carburadores adicionais.

Continua após a publicidade

Christian Castanho
O banco da sogra foi oferecido até 1939Christian Castanho/Quatro Rodas

O reinado do Ford V8 foi até 1949, quando, enfim, foi superado pelos V8 Cadillac e Oldsmobile. Em 1935, o Modelo 40 foi sucedido pelo Modelo 48, mas sua arquitetura básica permaneceu inalterada até 1948.

  • Relacionadas
  • ClássicosPlymouth Barracuda, a lenda dos muscles cars que inspirou Camaro e Mustang10 set 2024 – 07h09
  • ClássicosPrimeiro Ford Escort XR3 era estiloso e caprichado, mas devia fôlego8 set 2024 – 17h09
  • ClássicosChevrolet Corvette C4 eliminou anacronismos do esportivo e marcou os anos 805 out 2024 – 07h10

Esse projeto foi o último feito importante na carreira de Henry Ford, que abriu mão do caráter estritamente utilitário de seus carros para encantar a clientela com altas doses de estilo, conforto e desempenho.

Publicidade

You Might Also Like

Farol da Barra recebe a 22ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ neste domingo: confira

Nikolas Ferreira é humilhado por Whindersson Nunes

Carlo Ancelotti revela prazo para ter Neymar 100% na Copa do Mundo; confira

Justiça nega indenização à mulher e aos pais do ex-jogador Robinho; entenda

Homem agride companheira, desacata guarnição da PM e acaba preso em Salvador; assista

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Andar de bicicleta pode ajudar no tratamento de Parkinson, mostra estudo 

12 de agosto de 2025
Saiba quando os jornalistas afastados da ESPN voltam a trabalhar 
Petroquímicos são principal desafio para acordo Mercosul-Emirados Árabes 
Torcedor do Corinthians que jogou cabeça de porco em estádio é condenado 
“A vida é muito injusta”: diz companheira de advogado morto em acidente 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?