Com 49.000 unidades vendidas entre janeiro e novembro, a montadora registrou um crescimento de 12,6% na comparação com o mesmo período de 2024, quase dez vezes acima da indústria Nacional, auto, Ford., Investimentos CNN Brasil
Focada em segmentos onde tem expertise – SUVs, picapes, veículos comerciais e ícones como o Mustang – a Ford encerra 2025 com mais um desempenho de destaque no mercado brasileiro, registrando avanço consistente em vendas e participação de mercado. Até novembro, a marca emplacou 49.000 veículos, resultado que representa alta de 12,6% em relação ao mesmo período de 2024, quase dez vezes superior ao crescimento de 1,3% registrado pela indústria.
A Ranger, que comemorou 30 anos no Brasil em 2025, manteve-se como o grande destaque, alcançando recordes históricos de produção e vendas. Com mais de 30.000 unidades emplacadas até novembro, o modelo registrou crescimento de 9% em relação ao mesmo período de 2024, desempenho que supera com folga os 3,8% de avanço do segmento de picapes médias.
O Territory é outro destaque com seu novo modelo lançado em julho, apresentando design dianteiro renovado e aprimoramento da tecnologia. No concorrido segmento das SUVs, consolidou-se como o segundo modelo mais vendido da Ford, com um crescimento de 55% e mais de 7.700 emplacamentos até novembro.

Com um plano claro de ampliar ainda mais seu portfólio no país, a Ford anunciou que realizará 20 ações de produto no Brasil nos próximos dois anos, fortalecendo sua presença nos segmentos em que já atua e avançando para novos espaços de mercado. Uma delas é a chegada da Ranger Híbrida Plug-in em 2027, que será equipada com um exclusivo motor flex desenvolvido pela engenharia brasileira.
Centro de Desenvolvimento e Tecnologia
No Brasil, a Ford reúne mais de 1.500 engenheiros e especialistas em seu Centro de Desenvolvimento e Tecnologia, com sede em Camaçari (BA), no Centro de Testes de Tatuí (SP) e no escritório de São Paulo. Reconhecido como um dos nove centros de inovação da companhia no mundo, o complexo brasileiro dedica cerca de 85% de seu tempo a projetos globais e exporta serviços de engenharia para mercados como Estados Unidos, Europa e China.
“Hoje, nossos engenheiros são responsáveis por cerca de 35% das funcionalidades presentes nos carros da Ford no mundo. Somente no ano passado, esse trabalho gerou R$ 500 milhões para a nossa operação na região”, afirma Fernanda Ramos, diretora de Recursos Humanos da Ford América do Sul.

Aperfeiçoamento constante
Parte do trabalho dos engenheiros brasileiros está voltado ao desenvolvimento da conectividade dos veículos, um dos pilares da transformação da indústria da mobilidade. Nesse campo, a Ford tem se destacado ao oferecer carros conectados capazes de antecipar necessidades e aprimorar continuamente a experiência do cliente.
“Essa tecnologia embarcada permite que os veículos da Ford sejam atualizados da mesma forma que os smartphones”, afirma Luciano Driemeier, gerente global de Novos Negócios da Ford. “Um exemplo é a nova Ranger que, no Brasil, é a primeira picape equipada com modem para atualizações over-the-air. Isso significa que podemos enviar atualizações de software diretamente ao veículo, muitas vezes sem que o cliente perceba, tornando o carro cada vez melhor ao longo do tempo”, explica. Hoje, a Ford já conta com mais de 300 mil carros conectados na América do Sul.

Satisfação do cliente
O foco da Ford na satisfação do cliente se traduz em soluções pensadas para atender diferentes perfis e necessidades. Um exemplo é a divisão Ford Pro, um ecossistema de produtos e serviços voltado aos clientes comerciais, que iniciou suas operações na América do Sul em 2021 e hoje já responde por 21% das vendas da marca no continente. Entre os principais diferenciais para esse público está o serviço móvel, solução na qual a Ford foi pioneira no mercado.
“O cliente comercial valoriza muito a produtividade. Manter o veículo em funcionamento a maior parte do tempo significa retorno financeiro”, afirma Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul. “Por isso, levamos a oficina até onde o cliente está, reduzindo o tempo de manutenção e de parada dos veículos”, completa.
Esse cuidado com o consumidor também se reflete na estrutura de atendimento da Ford no Brasil, que conta com mais de 140 concessionárias espalhadas por todo o país, além de uma logística de peças eficiente.

