Um Ford Escort RS de primeira geração, mas zero-quilômetro, mais leve, mais rígido e com até 300 cv. Esta é a proposta da britânica Boreham Motorsworks, que revelou seu projeto licenciado oficialmente pela Ford. O clássico, produzido originalmente entre 1973 e 1975, foi completamente refeito.
A Boreham Motorworks divulgou novos detalhes técnicos do projeto, apresentado em dezembro de 2024, desta vez falando sobre o motor que equipará seu Ford Escort RS de primeira geração. O projeto, licenciado oficialmente pela Ford, não é um restomod, mas sim um carro inteiramente novo, e sua mecânica justifica a distinção.
A grande estrela é o motor “Ten-K”, um quatro-cilindros 2.1 aspirado. O nome é uma referência direta ao seu limite de giros: 10.000 rpm. Para nos atiçar aind mais, a preparadora divulgou o vídeo acima mostrando o motor em funcionamento.
O “Ten-K” promete entregar 330 cv, pesando impressionantes 85 kg. Embora seja inspirado no motor Cosworth BDA original do Escort RS1600 (comando por correia e quatro válvulas por cilindro), seu deslocamento foi ampliado de 1.6 para 2.1.

A tecnologia para atingir esses números é de ponta. O virabrequim, bielas, sub-bloco, cárter seco e a tampa do comando de válvulas são feitos de aço billet. Para otimizar o fluxo de admissão e exaustão, o cabeçote tem um design inspirado nos usados na Fórmula 1.
Para reduzir o peso, o bloco do motor utiliza peças fundidas por impressão 3D, o que permite paredes mais finas que as de um motor convencional. O conjunto é alimentado por corpos de borboleta individuais, garantindo o ronco característico dos Escort de corrida.
O desenvolvimento do “Ten-K” foi supervisionado por ex-engenheiros da Ford: Simon Goodliff (ex-engenheiro-chefe da marca) e Laine Martin (ex-gerente de calibração e sistemas de controle de motores da Ford).
Este será o motor topo de linha. A Boreham Motorworks também confirmou que haverá uma opção de entrada: uma versão atualizada e ampliada do motor Cosworth original, que entregará 185 cv.

O visual clássico recebe elementos modernos. Os faróis agora são de LED e as caixas de roda foram alargadas para acomodar os novos pneus de aro 15. Por dentro, há ar-condicionado e revestimento de Alcantara. Há também uma gaiola de proteção e um local específico para guardar um capacete.
O preço acompanha a exclusividade: 150 unidades serão produzidas, com preços a partir de 295.000 libras esterlinas, o equivalente a R$ 2 milhões na cotação atual.


