A Ford está perto de encerrar a produção do Focus, mas este fim pode não ser definitivo. A fabricante trabalha em um novo SUV do mesmo porte do hatch médio, com lançamento previsto para 2027. Será um carro extremamente importante, servindo como um primeiro passo de uma repaginação radical de toda a sua estratégia de produtos europeia.
É o que revela a revista britânica Autocar. A publicação afirma que o novo SUV, que pode até trazer o nome Focus, está em desenvolvimento para ocupar exatamente o espaço do hatch, posicionado acima do Puma e evitando que deixe uma lacuna em um segmento importante.

Este novo produto será feito na fábrica da Ford em Valência (Espanha), com uma capacidade anual de 300.000 unidades. Isso permitirá que seja um dos carros mais vendidos da marca mundialmente.
A Ford já tem um carro neste segmento, na forma do Escape (conhecido na Europa como Kuga). O plano seria manter o Escape ao lado do SUV do Focus, com diferentes motorizações e tecnologias de eletrificação. O novo modelo terá motores a combustão e versões híbridas, pois a fabricante quer ter todos os tipos de propulsão, consequência da diminuição na procura pelos elétricos.
Em uma entrevista recente, o presidente executivo da marca, Bill Ford, explicou a mudança de direção: “O que deu errado é que os reguladores se adiantaram aos clientes. Essa nunca é uma boa situação… a decisão é dos clientes. Eles querem o que querem, e nosso trabalho é dar isso a eles.”
O novo SUV será construído na plataforma ‘C2’, que também serve de base para o Escape e para o Focus que sai de linha. Embora altamente flexível, esta será a primeira vez que a arquitetura receberá alterações para acomodar uma motorização elétrica. Construí-lo em paralelo com o Escape em Valência sugere que terá um tamanho muito semelhante para otimizar a produção.

A acessibilidade será primordial. Espera-se que o novo modelo seja precificado na faixa de meados de £30.000 (R$ 218.177 na conversão direta), encaixando-se perfeitamente na lacuna entre o elétrico Puma Gen-E e o Explorer. Isso o posiciona como um concorrente direto dos mais vendidos da Europa, como o Volkswagen Tiguan e o Kia Sportage.
A Ford viu bem como ter o preço certo impulsiona as vendas; o acessível Puma Gen-E gerou um impressionante aumento de 324% nas vendas de veículos elétricos da empresa no Reino Unido no primeiro semestre de 2025 em relação ao ano anterior.
Embora a Ford não tenha nomeado oficialmente o novo veículo, o nome “Focus” é considerado uma escolha lógica. A empresa tem uma estratégia bem estabelecida de reaproveitar nomes históricos, como fez com a Maverick, o Puma e o Bronco. Além do mais, o nome Focus é forte no mundo todo.
Essa retomada europeia faz parte de uma estratégia global maior. Nos EUA, a Ford anunciou recentemente uma nova plataforma de carros elétricos de baixo custo (Universal EV Platform – UEVP) e um revolucionário sistema de produção, projetado para reduzir drasticamente os custos de fabricação. O CEO Jim Farley disse que o novo processo “rasgou o conceito da linha de montagem móvel”, usando 40% menos estações de trabalho e aumentando os tempos de produção em 15%.
Se este novo modelo de fabricação altamente eficiente for implementado globalmente, poderá ter enormes implicações para as operações europeias da Ford, permitindo preços mais baixos e fortalecendo sua vantagem competitiva.