A Ford tem planos ambiciosos para a sua fábrica em General Pacheco, na Argentina, e que envolvem, principalmente, a Ranger. Há investimentos na fábrica não apenas para aumentar a produção da picape média, mas também para aumentar as opções de motorização.
A fábrica está passando por obras, que aumentarão sua capacidade de produção diária de 350 para 380 unidades, o que permitirá alcançar as 85.000 unidades produzidas por ano.
Com isso, há mais espaço para adicionar não apenas uma, mas duas novas versões da Ranger, de acordo com o site argentino Radar Post. A primeira seria uma versão de cabine simples, para atender uma forte demanda por picapes médias para o trabalho pesado.

Nem no Brasil, nem na Argentina há versões da Ranger voltadas para esse público. Aqui, por exemplo, a variante mais barata é a XL, que mesmo sendo equipada com o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e câmbio manual, oferece alguns itens dispensáveis para empresas do setor agrícola ou industrial. A central multimídia de 10’’ é um deles.
A Ranger com cabine simples está mais fácil de tirar do papel, e deve ser apresentada nos próximos meses. Mas o que realmente interessa é uma possível Ranger híbrida, que também deve ser produzida na Argentina.
O Radar Post ouviu dois lados da história, com versões diferentes. As fornecedoras de autopeças afirmam que o projeto já está certo, baseando-se nas reuniões e pedidos que receberam da Ford. Já do lado da marca americana, eles tratam o assunto com maior cautela, dizendo que o martelo ainda não foi batido para iniciar o projeto.

De qualquer forma, é algo que vai demorar um pouco mais para sair do papel. A produção da Ford Ranger híbrida na Argentina ficaria só para 2027, com as primeiras unidades pré-série sendo produzidas no final de 2026.
O volume anual do modelo híbrido ficaria em torno das 16.000 unidades, aproveitando-se da expansão da fábrica de General Pacheco, que visa não só abastecer o mercado local, como também a exportação. Ou seja, não seria estranho que, em um futuro próximo, começássemos a ouvir rumores sobre as novas versões vindo ao Brasil.

Como é a Ranger híbrida
Claro que informações sobre a Ranger híbrida argentina são escassas, afinal, nem mesmo a marca confirma sua produção. Na Europa, porém, já existe uma versão com motorização híbrida plug-in, que pode ser usada como base.
Sem alterações visuais, a Ranger PHEV tem novidades apenas na parte mecânica. Ela usa um motor 2.3 Ecoboost (a gasolina) e outro motor elétrico de 102 cv. O resultado são 279 cv e 70,3 kgfm, números maiores que os do motor V6 turbodiesel do modelo vendido aqui no Brasil. É mais torque até que a Ranger Raptor, versão esportiva de 393 cv e 59,44 kgfm.

A bateria que alimenta o sistema tem 11,8 kWh e garante até 50 km de autonomia em modo elétrico. Já o câmbio é automático de 10 marchas e, como o motor elétrico fica instalado antes da transmissão, todo o sistema da tração 4X4 é idêntico ao dos modelos não eletrificados, o que ajudaria a cortar custos de produção.
Outro detalhe interessante é que esse motor é o mesmo do Ford Everest, SUV da Ranger que estreou na Argentina no último mês. Segundo a marca, ele chegou em uma fase de testes, vindo importado da Tailândia, para entender sua viabilidade. Mas uma produção em General Pacheco não está descartada.