Última corrida da temporada de 2025 coroará o novo campeão do Mundial de Pilotos Automobilismo, -onde-assistir-, CNN Esportes, Fórmula 1 CNN Brasil
A Fórmula 1 coroará seu campeão em Abu Dhabi no domingo, com Lando Norris e Oscar Piastri, da McLaren, ambos buscando destronar Max Verstappen, da Red Bull, e negar ao holandês seu quinto título consecutivo.
Será a 31ª vez que o campeonato será decidido na última corrida.
O circuito de Yas Marina possui 5,2km, com 58 voltas no total.
Disputa no Mundial de Pilotos
Lando Norris é o favorito no confronto a três, 12 pontos à frente de Verstappen e precisando “apenas” terminar no pódio, independentemente de quem vença, em uma noite que pode ser de alta dramaticidade.
Piastri, líder de abril na Arábia Saudita até outubro no México, parecia encaminhado para o primeiro campeonato da Austrália desde Alan Jones, há 45 anos, mas agora está 16 pontos atrás de seu companheiro de equipe.
Ele precisa vencer ou terminar em segundo e torcer por uma reviravolta — duas vezes neste século o piloto que era o terceiro na classificação geral antes da última etapa acabou campeão.
Verstappen, que pode se juntar a Michael Schumacher como os únicos pilotos a conquistar cinco títulos consecutivos, pode estar prestes à reviravolta mais impressionante de todas, depois de estar 104 pontos atrás de Piastri no fim de agosto.
Norris subiu ao pódio 17 vezes, mais do que qualquer outro piloto, e Piastri 15. Verstappen subiu ao pódio nas últimas nove corridas consecutivas.
Campeonato de Construtores
McLaren garantiu o décimo título de construtores da equipe, e o segundo consecutivo, em Singapura, em outubro.
A Mercedes está em segundo lugar, com 33 pontos de vantagem sobre a Red Bull, e ainda há 43 pontos em disputa. A Ferrari está em quarto e não consegue alcançar a Red Bull nem ser alcançada pela Williams, que ocupa a quinta posição.
A McLaren marcou 800 pontos, a segunda maior pontuação em uma única temporada, e não pode quebrar o recorde da Red Bull de 860 pontos, estabelecido em 2023.
Mudanças para 2026
Domingo será o último suspiro para a geração de motores em uso desde 2014. Os carros equipados com motores Mercedes conquistaram 10 dos 12 títulos de construtores nesse período.
Já a Alpine, equipe pertencente à Renault, encerra sua trajetória de competição com motores da fabricante francesa, passando a utilizar os motores da Mercedes em 2026.
Essa será a última corrida da Sauber, a equipe sediada na Suíça que se tornará a equipe oficial da Audi.
A Honda se despede das equipes Red Bull antes de começar uma nova parceria com a Aston Martin.
A era das 10 equipes também chega ao fim, com a estreante Cadillac elevando o número para 11 no próximo ano.
O evento será transmitido pelos canais Band, na TV aberta, Bandsports, na TV fechada, e pela F1 TV.
Ficha técnica do Grande Prêmio de Abu Dhabi
Sexta-feira, 5 de dezembro
- 06h30 – Treino Livre 1 (Bandsports/F1TV)
- 10h00 – Treino Livre 2 (Bandsports/F1TV)
Sábado, 6 de dezembro
- 07h30 – Treino Livre 3 (Bandsports/F1TV)
- 11h00 – Classificação (Band/Bandsports/F1TV)
Domingo, 7 de dezembro
- 10h00 – Corrida do Grande Prêmio de Abu Dhabi (Band/F1TV)

