By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Fósseis dos humanos mais antigos são encontrados em caverna na Espanha 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Fósseis dos humanos mais antigos são encontrados em caverna na Espanha 
outros

Fósseis dos humanos mais antigos são encontrados em caverna na Espanha 

Última atualização: 12 de março de 2025 14:25
Published 12 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Espécie que viveu há mais de 1,1 milhão de anos tem os habitantes mais antigos conhecidos da Europa Ocidental
Este conteúdo foi originalmente publicado em Fósseis dos humanos mais antigos são encontrados em caverna na Espanha no site CNN Brasil.  Tecnologia, Arqueologia, Escavação, Fósseis CNN Brasil

Contents
Leia maisFóssil de 237 milhões de anos, anterior aos dinossauros, é achado no BrasilFóssil de vômito animal de 66 milhões de anos é descoberto na DinamarcaFósseis de pegadas eternizam momento em que duas espécies humanas se cruzaramParentes humanos primitivos misteriososTrabalho de detetiveRelembre: Fóssil de dinossauro de 233 milhões de anos é encontrado no RS

A história da evolução humana na Europa tem um novo personagem. Fragmentos de ossos fossilizados descobertos em uma caverna no norte da Espanha em 2022 revelaram uma população humana anteriormente desconhecida que viveu há mais de 1,1 milhão de anos, segundo nova pesquisa.

Encontrados no sítio Sima del Elefante, nas Montanhas Atapuerca, os fósseis compõem um crânio parcial que inclui o lado esquerdo do rosto de um hominídeo adulto. Os ossos mineralizados são os restos do esqueleto dos humanos mais antigos encontrados até agora na Europa Ocidental.

Leia mais

  • Fóssil de 237 milhões de anos, anterior aos dinossauros, é achado no Brasil

    Fóssil de 237 milhões de anos, anterior aos dinossauros, é achado no Brasil

  • Fóssil de vômito animal de 66 milhões de anos é descoberto na Dinamarca

    Fóssil de vômito animal de 66 milhões de anos é descoberto na Dinamarca

  • Fósseis de pegadas eternizam momento em que duas espécies humanas se cruzaram

    Fósseis de pegadas eternizam momento em que duas espécies humanas se cruzaram

No entanto, não ficou imediatamente óbvio qual espécie de humano pré-histórico a equipe havia encontrado, e o estudo que descreve os fósseis, publicado nesta quarta-feira (12) na revista Nature, não apresenta uma resposta definitiva.

A equipe suspeita que os espécimes pertenciam ao Homo erectus, um grupo bem conhecida por fósseis encontrados na África e Ásia, mas cujos restos nunca foram conclusivamente encontrados na Europa.

“Esta conclusão é a proposta mais honesta que podemos fazer com as evidências que temos”, disse María Martinón-Torres, diretora do Cenieh, o Centro Nacional de Pesquisa em Evolução Humana da Espanha, em coletiva de imprensa na terça-feira (11).

“É cauteloso, mas também um pouco ousado, porque não estamos fechando a possibilidade de que seja algo diferente.”


Fóssil original, chamado ATE7-1, da face média de um hominídeo misterioso recuperado no sítio Sima del Elefante, nas Montanhas Atapuerca, perto de Burgos, Espanha
Fóssil original, chamado ATE7-1, da face média de um hominídeo misterioso recuperado no sítio Sima del Elefante, nas Montanhas Atapuerca, perto de Burgos, Espanha • Maria D. Guillén/IPHES-CERCA via CNN Newsource

Parentes humanos primitivos misteriosos

A região montanhosa da Espanha onde os fósseis foram encontrados tem sido um importante local para a paleoantropologia. Em meados da década de 1990, cientistas identificaram um parente humano primitivo conhecido como Homo antecessor a partir de cerca de 80 esqueletos descobertos em um local próximo ao Sima del Elefante chamado Gran Dolina. Esses restos datam de aproximadamente 850.000 anos.

No entanto, Martinón-Torres disse que a morfologia do fóssil do crânio encontrado em 2022 não correspondia às características do Homo antecessor. Acreditava-se que este humano arcaico fosse o habitante mais antigo conhecido da Europa Ocidental, anterior aos Neandertais, que apareceram no continente há cerca de 400.000 anos.

O Homo antecessor tinha “um rosto muito moderno, muito semelhante ao rosto que nossa espécie, Homo sapiens, tem, que é vertical e plano. No entanto, este novo hominídeo é diferente”, ela disse. Ele “tem uma face muito mais projetada para frente… o que o torna semelhante a outros espécimes de Homo erectus”, acrescentou.

A equipe também reanalisou uma mandíbula parcial encontrada em 2007 no Sima del Elefante, mas em um nível ligeiramente superior de sedimento. Os autores do estudo agora acreditam que ela pertencia à mesma população de humanos pré-históricos.

No entanto, com apenas pequenas partes do rosto, era impossível identificar conclusivamente a espécie do hominídeo. Assim, a equipe o designou como Homo affinis erectus, com affinis significando “semelhante a”, para indicar que o fóssil está intimamente relacionado, mas é distinto de um grupo conhecido.

“Ainda temos que escavar os níveis inferiores de Sima del Elefante. Então, quem sabe? Podemos ter mais surpresas”, disse Martinón-Torres. “Acho que a descoberta principal é que estamos documentando pela primeira vez uma população de hominídeos que não sabíamos que tínhamos na Europa.”

Trabalho de detetive

Chris Stringer, líder de pesquisa em evolução humana no Museu de História Natural de Londres, disse que a descoberta é um “achado muito importante”.

“O formato do rosto é distinto do de Homo antecessor (e de H. sapiens) em características como o nariz menos proeminente e as maçãs do rosto menos delicadas, assemelhando-se mais a alguns fósseis de H. erectus,” disse Stringer por e-mail. Ele não esteve envolvido na pesquisa.

“Mas acho que os autores estão certos em relacionar cautelosamente os achados de Elefante à espécie H. erectus. Eles são muito incompletos para qualquer conclusão definitiva.”

A reconstrução do fóssil fragmentado do rosto exigiu a combinação de técnicas tradicionais, como a análise e comparação visual dos fósseis, com tecnologias avançadas de imagem e análise 3D, segundo o estudo.

Os pesquisadores não dataram diretamente os pedaços de esqueleto, mas, com base em três métodos diferentes para determinar a idade da camada de sedimento em que estavam incrustados, estimaram que eles tenham entre 1,4 milhão e 1,1 milhão de anos.

A equipe também recuperou ossos de animais com marcas de cortes e ferramentas de pedra usadas para o processamento de carcaças no local. Segundo o estudo, essa população teria habitado um ambiente de floresta com áreas úmidas de pastagem, rico em presas.

Relembre: Fóssil de dinossauro de 233 milhões de anos é encontrado no RS

DNA humano antigo revela ramo perdido da árvore genealógica humana

Este conteúdo foi originalmente publicado em Fósseis dos humanos mais antigos são encontrados em caverna na Espanha no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Presa na Itália, Zambelli ganha “respiro” na Câmara dos deputados; entenda

Polícia Federal apreende nova carga de Moujaro e Ozempic na BR-116

VÍDEO: Taxista infarta ao ajudar colega durante parada cardíaca e os dois morrem; vídeo mostra momento exato

Secretário de Fazenda do MS é eleito presidente do Conselho do Comitê Gestor do IBS

Datafolha: Brasileiros se dividem sobre prisão de Bolsonaro, mas maioria acredita que ex-presidente vai escapar

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Do luto ao ouro: a história de Emma, técnica dos EUA no futebol feminino 

14 de abril de 2025
Após troca de farpas, Bárbara Evans abre o jogo sobre Monique: “Qualquer mentira, irei provar”
Mesmo preocupados com a conta, brasileiros apoiam o carro elétrico 
Corpo é encontrado esquartejado em avenida movimentada de Salvador
Fabrizzio Muller desconversa sobre permanência na Semob
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?