Ator estava internado no Hospital Albert Einstein tratando problemas de saúde e faleceu nesta quinta-feira (19) Entretenimento, #CNNPop, Morte, TV Globo CNN Brasil
O ator Francisco Cuoco morreu nesta quinta-feira (19), aos 91 anos. Conhecido como um dos maiores galãs da teledramaturgia, o ator foi um dos grandes nomes da TV brasileira, entregando papéis que marcaram o imaginário de várias gerações.
Em 1957, o ator fez a sua estreia no Grande Teatro Tupi, um programa de teleteatro produzido pela TV Tupi, no qual interpretava vários personagens. Na sequência, estrelou novelas também na Tupi, na TV Excelsior e na RecordTV.
Foi somente em 1970 que o ator fez sua estreia na Rede Globo, como protagonista da novela “Assim na Terra Como no Céu”, de Dias Gomes. Em 1972, o ator atuou pela primeira vez em uma obra de Janete Clair, vivenco o mocinho Cristiano em Selva de Pedra (1972).
Afastado das telinhas desde 2018, o último papel do ator foi na novela “Segundo Sol”, onde interpretou Nestor Maranhão.
Relembre os principais papeis de Francisco Cuoco:
“O Astro” (1977)
Interpretando Herculano Quintanilha, a trama acompanha a ascensão econômica e social do personagem que, após um golpe fracassado e fuga da prisão, torna-se um misterioso mágico. Ao conhecer o jovem Márcio (Tony Ramos), Herculano passa a agir como “guru” do jovem e influenciar todos os membros da família.

“Selva de Pedra” (1972)
O amor de Cristiano e Simone (Regina Duarte) é posto à prova quando as ambições do rapaz falam mais alto. Envolvidos em uma trama onde dinheiro e poder ditam as regras, o casal experimenta os desafios da cidade grande, o que faz com que Simone não reconheça o homem que amou um dia.

“Pecado Capital” (1975/1998)
O ator participou das duas versões de “Pecado Capital”, tanto a lançada em 1975 como também o remake que chegou à TV Globo em 1998. Na primeira versão, ele viveu o personagem Carlão, um taxista do subúrbio que vive um dilema moral após encontrar uma mala cheia de dinheiro esquecida em seu carro. Em 1998, Cuoco viveu o viúvo Salviano, com quem Lucinha (Carolina Ferraz) vivia um romance.

“O Salvador da Pátria” (1988)
Em “O Salvador da Pátria”, o ator viveu o poderoso personagem Severo Toledo Blanco, político da cidade fictícia de Tangará que vive uma relação complicada com a esposa, Gilda (Susana Vieira). Dono da maior fábrica de sucos do local, resolve abafar os boatos sobre o seu relacionamento extraconjugal com a jovem Marlene (Tássia Camargo) casando a moça com o ingênuo Sassá Mutema (Lima Duarte).

“Da Cor do Pecado” (2004)
Francisco Cuoco fez uma participação em “Da Cor do Pecado” como o pai de santo Gaudêncio, um dos ícones do novato Pai Helinho (Matheus Nachtergaele). Helinho pede a ajuda de Pai Gaudêncio para se livrar das assombrações que o perseguem.

“Segundo Sol” (2018)
Último papel do ator nas telinhas, o ator interpretou Nestor, um homem solitário e metódico, eternamente apaixonado por Naná (Arlete Salles). Guerrilheiro nos anos 70, voltou do exílio depois da anistia na esperança de reencontrar Naná e a descobriu casada com Dodô (José de Abreu) e mãe de quatro filhos.


