Nas publicações virais, bananas e abacaxis, por exemplo, dão dicas – agressivas – sobre o seu uso e armazenamento; entenda Tecnologia, Inteligência Artificial, Redes sociais, TikTok CNN Brasil
Nos últimos dias, redes sociais como TikTok e Instagram foram dominadas por vídeos gerados a partir da Inteligência Artificial (IA) em que alimentos e objetos dão “broncas” e “reclamam” sobre a forma como são usados ou armazenados.
“Ei, sua jumenta, não jogue minha casca fora, me ferva por dez minutos na água e viro um chá que ajuda na digestão e desincha”, diz um abacaxi, em um tom agressivo. A publicação já soma quase 200 mil visualizações.
No mesmo vídeo, a banana explica que sua casca não é lixo. “Me pique e jogue na terra que eu viro adubo poderoso para as suas plantas que estão lá morrendo”.
@ia.necessaria Reaproveitando as cascas das frutas de modo inteligente
#alimentosfalantes ♬ original sound – IA Necessária 

Além dos vídeos serem criados com o uso da IA, os conteúdos quase sempre não citam a origem das informações que são apresentadas ao usuário.
Embora também apareçam vídeo de outros itens como geladeira e esponja de lavar louça, a maioria das publicações são focadas em dicas de alimentos.
Ao digitar a hashtag #alimentosfalantes ou #objetosfalantes no TikTok, é possível encontrar centenas de vídeos com a mesma estética. Já na aba de comentários, internautas se dividem em achar o conteúdo fofo e divertido. Outros também elogiam a utilidade das informações – mesmo sem nenhuma confirmação científica.
@dicarapidaia Quando a comida ganha voz pra te ensinar coisas que você não sabia!
#animation #ia #viralvideos #foodtips #dicas ♬ som original – dicarapidaia
@ia.necessaria Reaproveite oque deve ser reaproveitado sua anta!
#trend #humor #saude #alimentosfalantes #viral ♬ som original – IA Necessária 

Brasil está entre os países que mais usam inteligência artificial

